Especial ANMTV: o melhor do ano segundo nossa redação

Reprodução.

Mais um ano está chegando ao fim e, como todos os anteriores, muitas produções interessantes nos abrilhataram nos cinemas, TV e streaming. A Marvel Studios lançou novas séries e filmes, assim como a DC Comics que deu adeus ao seu DCEU e se prepara para a chegada de um novo universo promissor.

As adaptações de games também tiveram sua vez com as estreias de The Last of Us, do Super Mario Bros. e até mesmo Gran Turismo. A Netflix nos presenteou com uma ótima versão em live-action de One Piece e Yu Yu Hakusho, além da animação do Scott Pilgrim. Também nos despedimos da atual versão dos Power Rangers, que sofrerá um reboot muito em breve e não podemos deixar de mencionar a invasão cor de rosa causada pela Barbie.

E quanto aos animes? O ano foi recheado com vários deles: Demon Slayer; Samurai X; Jujutsu Kaisen; Trigun Stampede; Zom 100, entre vários outros. E, como animação japonesa nunca é demais, eles também estiveram nos cinemas com Suzume e até mesmo Digimon!

Alguns dos membros do ANMTV resolveu montar, cada um, uma pequena lista com as suas cinco produções preferidas do ano e, como vocês puderam observar nesta introdução, não foi uma tarefa fácil. Confira a seguir as nossas escolhas e tenham um ótimo ano novo! Continuem conosco em 2024!


Diego Regis

Neste ano eu acompanhei um pouco de tudo, e foi bastante complicado montar esta lista… ainda estou em dúvidas se estas produções realmente merecem estar aqui ou se deveria trocar por outras. Porém, creio que sejam sim merecedoras de fazerem parte deste seleto grupo! Vocês também simpatizaram com algumas destas séries e filmes?

  • Power Rangers

Hasbro / Divulgação

Trapaciei um pouco logo de cara… mas não tem como falar apenas de uma produção dos Power Rangers que chegaram neste ano de 2023, afinal, tanto o especial quanto a série regular foram celebrações aos 30 anos da franquia, da qual eu sou um enorme fã.

Anualmente, eu ficava ansioso para saber como seria a próxima temporada, a história, além dos novos Power Rangers e seus zords. A notícia de que a série, neste formato em que conhecemos, iria acabar me deixou apreensivo… Afinal, é uma mudança ENORME (o alvo será o público jovem adulto) e que pode ser um grande sucesso ou um gigantesco fracasso. E ai sim seria o verdadeiro fim. Felizmente, 2023 nos trouxe duas grandes histórias dos heróis coloridos para amenizar toda essa situação.

Agora e Sempre foi algo mágico, um abraço nos fãs antigos e com uma evolução necessária para a série como um todo. Unindo nostalgia com alguns elementos narrativos para fisgar os mais velhos, este especial com toda certeza conseguiu conquistar até mesmo aquele seu amigo que torce um pouco o nariz para a adaptação ocidental.

Fúria Cósmica continuou nesta evolução e abraçou todo o legado dos Rangers de uma forma corajosa, apresentando uma história coesa, direta e sem muitos arrodeios. Foi uma finalização digna para o que foi iniciado em Dino Fury.

Felizmente, tanto Power Rangers: Agora e Sempre quanto Power Rangers: Fúria Cósmica estão disponíveis na Netflix, para podermos rever sempre que quisermos. Em breve a série reboot chegará também através da plataforma.

  • Zom 100: Bucket List of the Dead

Bug Films / Viz Media / Divulgação

Este divertido anime chamou a minha atenção desde o início, algo muito curioso de se imaginar tendo em vista que eu não era um fã de produções com zumbis até alguns anos atrás. Mas esta premissa me despertou curiosidade pela loucura da coisa toda.

Zom 100 teve muitas dificuldades em sua exibição mas, pelo menos para mim, não estragou a caminhada e me mantive interessado na narrativa de um jovem que fica feliz com um apocalipse zumbi, só pelo fato de não precisar mais ir trabalhar. Akira trabalhava num ambiente extremamente tóxico, o rapaz simplesmente não tinha mais vida e, ao notar que o mundo havia acabado, enxergou nisso a possibilidade de fazer o que quisesse de sua existência.

Entre os desejos de sua lista estão: jantar com uma aeromoça; tornar-se um super-herói; comprar uma TV enorme; pedir desculpas ao amigo e agradecer aos seus pais.

A série está disponível com dublagem e legendas na Netflix e Crunchyroll.

  • O Vazio (The Hollow)

Netflix / Divulgação

Tá bom, esta série animada não é de 2023, na realidade é de 2018 e acabou após duas temporadas exibidas na Netflix. Mas, para a minha defesa, eu só vim tomar conhecimento sobre sua existência neste ano e eu me apaixonei completamente.

Não se trata de uma animação voltada ao público adulto, é algo infanto-juvenil, mas não é menos interessante por conta disso.

Na trama, três jovens acordam num tipo de bunker e não fazem ideia de quem são ou como foram parar naquele ambiente. O trio descobre, posteriormente, que possuem poderes e – com isso – tentarão encontrar um caminho de volta para casa, sendo auxiliados eventualmente por um estranho homem conhecido como Esquisito.

O Vazio pode ser assistido na Netflix.

  • Homem-Aranha Através do Aranhaverso

Marvel / Sony Pictures / Divulgação

Miles Morales voltou e trouxe consigo uma turma ainda maior de Homens-Aranha! Esta sequência do pequeno aracnídeo conseguiu superar o primeiro em bastante coisa. Tudo aqui pareceu maior e com mais impacto. É um filme canônico com tudo já produzido do teioso e isso foi simplesmente maravilhoso de acompanhar.

Além do Miles, os aranhas coadjuvantes brilham na mesma intensidade, mesmo com participações pequenas. Colocar Miguel O’Hara como um tipo de “vilão” da história foi algo certeiro. Mesmo com um vilão principal atuando durante todo o filme, o Homem-Aranha 2099 assumiu bem um dos mantos de antagonista.

Estou muito curioso em saber se o jovem Miles conseguirá impedir AQUELE evento canônico de acontecer…

Homem-Aranha Através do Aranhaverso está disponível no HBO Max.

  • Invencível: Eve Atômica

Amazon Prime Video / Divulgação

Do completo nada, a Amazon Prime Video simplesmente lançou este especial e nos pegou totalmente de surpresa. Eu assisti esta animação e fiquei bem impressionado com a história contada, foi algo muito bem-vindo!

A forma como deram um ótimo protagonismo para a Eve Atômica, contando sua história de origem… sua trajetória até se tornar esta heroína que conhecemos hoje, com toda certeza nos fez ficar ainda mais próximos da jovem. Estou torcendo para que na segunda temporada de Invencível a gente possa ver um pouco deste protagonismo também.

Invencível: Eve Atômica está disponível na Amazon Prime Video.

Bem, este foi o meu Top 5.

No entanto, eu sinto que ficou faltando tantas coisas… O live-action de One Piece foi uma ótima adaptação; A Lição foi uma série sul-coreana que prendeu minha atenção com aquela trama de vingança justificada. A segunda temporada de Heartstopper foi um abraço em minha alma e eu gostei bastante de Vermelho, Branco e Sangue Azul. Castlevania: Noturno e Jujutsu Kaisen também trouxeram uma história complexa com lutas formidáveis. Por último, A Concierge Pokémon é uma ótima dica para quem deseja relaxar após um dia tumultuado. Mas enfim, até 2024!


Edmar Filho

O ano de 2023 foi muito gratificante e repleto de experiências novas e interessantes para mim, como começar a fazer reviews para o ANMTV, ir a um evento pela primeira vez na condição de imprensa e andar de kart e jet-ski pela primeira vez na vida, mas também com algumas um tanto quanto dolorosas, como o falecimento da minha avó materna. Diria que foi um ano onde a vida transbordou intensamente para mim seja sob aspectos bons ou ruins. Dito isso, vamos às minhas recomendações de títulos.

  • Sonic Superstars

SEGA / Divulgação

Embora não seja exatamente uma unanimidade entre o público fã de jogos, o mais recente jogo de Sonic e sua turma me cativou bastante apesar de alguns de seus defeitos e me garantiu algumas boas horas de diversão em meio a dias turbulentos e corridos no cotidiano. Foi um grande presente que o site me deu ao conceber para mim a responsabilidade de fazer a review do jogo de um dos meus personagens favoritos. Não irei me estender muito sobre detalhes envolvendo essa recomendação, pois dei o meu parecer em sua totalidade aqui.

  • Super Mario Bros. O Filme

Nintendo / Illumination Entertainment / Divulgação

Se nos anos de 2020 e 2022 deram a Sonic o seu lugar ao sol nos cinemas, em 2023 foi a vez de Mario brilhar nas telonas, e o resultado não poderia ter sido mais satisfatório. O longa metragem do encanador bigodudo da Nintendo trouxe para as adaptações de jogos para cinema ainda mais esperança da possibilidade de produções melhores no futuro e permitiu com que o personagem alcançasse toda uma parcela de público que está longe de seus jogos desde o período do Super Nintendo/Famicom. Apesar de ter um ritmo um tanto quanto corrido, o filme apresentou o universo onde as aventuras de Mario ocorrem com bastante competência e abriu um leque de possibilidades para que outros personagens da Nintendo como Donkey Kong ou até mesmo Kirby possam se tornar conhecidos por todo um novo público que não pôde acompanhar sua evolução através dos consoles da gigante japonesa. Destaque também para o empenho de Raphael Rosatto na dublagem brasileira, que chegou a ser mais elogiado lá fora do que o próprio Chris Pratt que atuou como voz original do personagem

  • Tiny Toons: Looniversidade

Warner Bros Animation / Amblin Entertainment / Divulgação

Após a excelente entrega do reboot de Animaniacs, assumo que minhas expectativas com a nova versão de Tiny Toons eram altas…mas foram devidamente correspondidas. Foi maravilhoso poder rever personagens que fizeram parte da minha infância com uma nova roupagem que além de brincar com todas as possibilidades que só os cartoons podem oferecer ainda por cima foram inseridos em um contexto de universidade que com certeza qualquer antigo telespectador da obra original e que já passou por uma experiência universitária irá rememorar e se identificar. Se você é fã de animações e principalmente das IPs consagradas da Warner como Looney Tunes, eu recomendo de mais que dê uma chance a Tiny Toons Looniversidade.

  • Yu Yu Hakusho (Live-Action)

Netflix / Divulgação

Yu Yu Hakusho é um dos meus mangás e animes favoritos da vida, e só não ocupa o posto máximo no meu ranking pessoal porque esse lugar já é ocupado pela história de um certo alquimista de aço baixinho e seu irmão com a alma presa em uma enorme armadura. Quando fui assistir a essa adaptação já sabia desde cedo que haveria diferenças e que possivelmente poderiam oferecer algo muito abaixo do que tanto o mangá quanto o anime entregam, mas talvez justamente por já ter adentrado o território com as expectativas baixas fui surpreendido de uma forma positiva. Dentro de todas as limitações com um orçamento muito abaixo de produções mais recentes a nível internacional como a série de One Piece, eu diria que a versão em live-action das aventuras de Yusuke Urameshi como detetive espiritual entregou o melhor que era possível se fazer, e embora não tenha sido perfeito, o resultado final foi ao menos satisfatório especialmente por conta das cenas de luta e da atuação de Takumi Kitamura no papel de Yusuke. Recomendo sim esse live-action para qualquer um que goste da obra e não seja muito purista com adaptações, pois como fã eu lhes asseguro que a essência da obra ainda permanece ali apesar de algumas faltas e escolhas duvidosas de figurino.

  • Jujutsu Kaisen (2ª Temporada)

MAPPA / Divulgação

O que dizer afinal de um dos animes mais empolgantes do ano para fãs de battle shounen? Apesar de alguns problemas de bastidores envolvendo o estúdio MAPPA e os animadores que fazem aquilo que o público vê, Jujutsu conseguiu entregar uma segunda temporada tão boa ou para muitos ainda melhor que a primeira, estabelecendo a obra de Gege Akutami ainda mais entre os shonens mais populares de sua geração. Quando soube do que estava se falando a respeito da segunda temporada, corri para reassistir a primeira dublada e para alcançar os episódios que estavam em exibição e a experiência de tanto poder assistir a um anime do momento absolutamente competente nos quesitos ação e animação quanto de poder ter um assunto para comentar e me reaproximar de alguns amigos com quem há algum tempo não conversava direito foi algo que já não experienciava talvez desde a adolescência, e só tenho a agradecer a Jujutsu por proporcionar a mim essa experiência. Que venha a terceira temporada.


Felipe Gideão

Esse ano já assisti cerca de 100 obras e, quero deixar aqui, a sugestão das melhores que acompanhei.

  • My Home Hero

Tezuka Production/Divulgação

O melhor anime que vi esse ano foi My Home Hero, Tetsuo era apenas um pai comum, até que precisou ser mais do que isso e, literalmente, lutar e matar pela sua família. Um anime incrível de crime; ação e muita investigação.

Disponível na Crunchyroll.

  • A Lenda de Vox Machina (2ª Temporada)

Amazon Prime Video / Divulgação

A melhor série animada que vi foi a segunda temporada de A Lenda de Vox Machina, animação baseada nos jogos de D&D digna de ser assistida pelos fãs de Caverna do Dragão. Esta temporada mostrou muito bem a evolução de cada personagem em seus confrontos com o pior que havia em si, com várias quase mortes pertubadoras e vilões que renderam boas batalhas.

Animação boa que une bem a comédia, ação, drama e ficção. Disponível na Amazon Prime Video.

  • Sweet Tooth (2ª Temporada)

Netflix / DC / Divulgação

A melhor série foi a segunda temporada de Sweet Tooth, apresentando um futuro distópico e devastador mas com protagonismo de crianças híbridas com olhares cheios de esperança.

Disponível na Netflix.

  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Sony / Marvel / Divulgação

O melhor filme animado, apesar das polêmicas sobre o final, foi Homem-Aranha Através do Aranhaverso, que mostrou o valor de estar onde se está e ser quem você é, apesar das infinitas variáveis. No fim, estamos só no lugar em que devemos estar.

Disponível no HBO Max.

  • Guardiões da Galáxia Vol. 3

Marvel Studios/Divulgação

E, por último, o melhor filme que eu assisti este ano foi Guardiões da Galáxia Vol. 3, que marca a despedida do James Gunn do Universo Marvel nos garante boas cenas de ação e um roteiro intenso nas questões de amizade, auto conhecimento e o limite do egocentrismo, mas tudo isso sem deixar de lado a boa bizarrice que amamos na equipe.

Disponível no Disney+.

É isso ai, espero que curtam tanto essas indicações como eu curti assistindo.


Matheus Sousa

  • The Last of Us (Live-Action)

HBO / Naughty Dog / Playstation Studios / Divulgação

Chegando no comecinho ano, não vou mentir que a série de The Last of Us em nada me chamou atenção quando foi anunciada, talvez o fato de “todo mundo querer assistir” tenha me afastado, mas olha, que bom que mudei de ideia nas semanas que se aproximava. Não só curti cada um dos episódios (com algumas ressalvas em algumas decisões, como o episódio 3) como me envolvi de tal forma a ponto de baixar os jogos no PlayStation. (Sim, eu vivia numa caverna e se quer havia jogado algum deles). Foi uma excelente experiência. Está disponível no HBO Max.

  • Minhas Aventuras com o Superman

Warner Bros / Divulgação

Como foi bom dar uma chance a Minhas Aventuras com o Superman, que ao lado de A Concierge Pokémon (lançado há poucos dias), foi como um respiro para mim após dias tão difíceis no meu particular esse ano. Fazia tempo que não víamos um Superman tão de cheio de esperança, com vontade de fazer a diferença no mundo, e nos mostrar que a vida é mais do que os nossos problemas. Tô com saudade. Está disponível no HBO Max.

  • Unicorn Warriors Eternal

Warner Bros. / Divulgação

Uma série animada que passou despercebido por muitos (que crime), Unicorn: Warriors Eternal é nada mais, nada menos que a obra mais ousada e bela de Genndy Tartakovsky, e falo isso com muita segurança. Assim como em Primal, uma animação que te surpreende a cada episódio. Está disponível no HBO Max.

  • Saltburn

Amazon Prime Video / Warner Bros Pictures / Divulgação

Enquanto as atenções se voltavam para Rebel Moon (que bomba..), Saltburn chegava discretamente ao catálogo do Prime Video e se tornara rapidamente uma das produções mais comentadas em streaming neste final de ano. Sério, o que cada um destes personagens é capaz de nos proporcionar no que diz respeito a aflição em sua pouco mais de 2h de duração não é brincadeira. Porém.. tenha estômago forte, algumas coisas podem ficar mesmo na cabeça. Disponível no Prime Video.

  • Godzilla Minus One

Toho / Divulgação

Uma das melhores surpresas do ano, e que entra na lista dos melhores é Godzilla Minus One. Poderoso, impactante, instigante, agonizante.. faltam adjetivos para descrever o quão grandioso é este filme em todos os aspectos. Até mesmo se você não for um grande apreciador de filmes com “monstros gigantes” saiba que aqui as coisas são bem diferentes do que você está acostumado. Em cartaz nos cinemas.


Sam SZM

Tentarei não me repetir tanto assim com meus colegas de redação, pois algumas produções que eles já citaram eu também recomendaria e prometo não roubar (muito).

Neste ano o que mais consumi foram animes, então provavelmente a maior parte da lista será sobre isso.

  • Scott Pilgrim: A Série

Netflix / Reprodução

Uma abordagem diferente e meio controversa da franquia mas o saldo é bem positivo e cumpriu o papel comigo, reviver o fã dentro de mim.

  • Percy Jackson e os Olimpianos

Disney / Reprodução

Está bem, aqui eu já comecei a roubar um pouco, pois a série ainda não está finalizada, mas lembra acima sobre reviver o fã dentro de mim? A série é um sopro de alegria no coração dos fãs que a tanto tempo esperam uma adaptação digna da obra e como sendo minha franquia literária favorita, não poderia deixar de fora.

  • Hell’s Paradise

Mappa / Shueisha / Reprodução

Uma grata surpresa para mim que não conhecia a obra, o anime tem a vibe dos shonens atuais, como por exemplo Jujutsu e é muito bem produzido, principalmente tendo uma das melhores aberturas do ano (só perde para Specialz e uma outra que será citada mais a frente).

  • Shangri-la Frontier

C2C / Kodansha / Reprodução

Lembra da outra abertura que falei? É a deste anime, incrível como ele todo. A animação traz uma abordagem diferente para os tradicionais e talvez saturados Isekais, onde o objetivo é apenas melhorar seu prsonagem, desvendar os mistérios deste mundo e se tornar uma lenda derrotando algum dos boss invencíveis jamais antes derrotados neste jogo divino.

O que torna o anime tão bom é que ele não se prende apenas ao jogo principal, mostrando os personagens em outros jogos, na vida real, na loja de jogos, além de fazer várias referências a jogos atuais e outros clássicos.

  • Castlevania: Nocturno

Netflix / Konami / Reprodução

É um spin-off continuação da animação original, que se passa muito a frente da mesma e expande o universo desta maravilhosa e consolidada franquia. Além de ter o retorno triunfal de um dos personagens mais clássicos e aclamados da mesma, com um visual que remete muito aos jogos.

Menções honrosas: Mashle e Undead Unluck, eram os animes que eu mais estava aguardando e não me decepcionaram.

É isto, por hoje é só pessoal! Nos vemos ano que vem.


Williams Gomes

Bem vindo aos meus melhores de 2023 ! Vamos ao que interessa, rsrsrsrs.

  • Barbie

Warner Bros. / Divulgação

Começando com a maior de todos, é óbvio que falar de 2023 sem citar o acontecimento que foi a chegada de “Barbie” aos cinemas, seria como ir a um hospital e não ver nenhum médico. São indissociáveis. Desde os primeiros materiais de divulgação, o filme da boneca da Mattel dava indícios de que não viria para brincar. O resultado: records de bilheteria ultrapassados, indicações ao Oscar e uma explosão de rosa aonde quer que você olhasse durante os meses de julho e agosto.

Atualmente Barbie já está disponível no Brasil pela HBO Max. Leia também nossa análise sem spoilers do filme aqui.

  • Buddy Daddies

P.A. Works / Divulgação

Já na categoria animes, eles são completamente perigosos em serviço mas totalmente dóceis quando uma garotinha peralta surge pra ficar. Os papais Rei e Kazuyuki, até tentaram bancar os durões, mas acabaram se derretendo e se transformando na dupla mais querida que você poderia ver nos animes esse ano. Acompanhar toda essa transformação em Buddy Daddies, que por sinal é cheia de comédia, ação e drama de muita qualidade, é um tempo que com certeza valerá a pena gastar. Inclusive, já temos uma análise sem spoilers aqui no site sobre isso.

O anime original do estúdio P.A. Works está disponível na Crunchyroll.

  • Skip And Loafer

P.A. Works / Divulgação

E por falar em P.A Works, outro anime da casa, que também está por aqui e possui especial sem spoilers no site, é o drama Skip and Loafer. A adaptação do mangá homônimo, é mais uma daquelas delícias que você fica em crise de abstinência por precisar ter que esperar pelo próximo ano para ver a continuação. Isso porque acompanhar a chegada da protagonista interiorana Mitsumi à Tóquio e suas relações formadas nesse processo, é experimentar um slice of life de qualidade, que te fará pensar sobre a vida com muita leveza e, aos mais velhos, poderá despertar memórias de uma época não tão distante.

Skip And Loafer está disponível na Crunchyroll.

  • Hilda (Última Temporada)

Netflix / Divulgação

Chegando em sua terceira e inesperada última temporada, Hilda vem trazendo mais de seu mundo fantástico, aonde embarcamos em novas aventuras com assuntos ainda não explorados sobre a vida da protagonista mas que conseguem bagunçar as relações já estabilizadas da mesma ao longo das duas temporadas e o filme que precede esta parte. Isso tudo ao mesmo tempo em que encontramos os, já conhecidos, seres mágicos que a realidade da série nós trás desde o início.

Uma temporada final que, apesar de coesa e feliz, entrega em seu adeus um duplo amargor para aqueles que à acompanharam dublada ao longo dos anos, já que além de ser a última temporada da série, também é a primeira sem a voz de Ana Lúcia Menezes como Hilda. Uma demanda pesada mas suprida com excelência pela dubladora Agatha Paulita.

As 3 temporadas de Hilda e o filme “Hilda e o Rei da Montanha” estão disponíveis na Netflix.

  • Doom Patrol (Última Temporada)

Warner Bros. / Max / Divulgação

Outra série que nos deixa em 2023 é a absurda Doom Patrol (Patrulha do Destino). Em 4 temporadas, é comicamente irônico como a série que mais trouxe em sua narrativa o desajuste, terminou sendo a mais polida de todas as séries de super heróis da última década.

Apesar de subestimada, sem lutas épicas, sem um grande orçamento e com uma audiência pequena, a patrulha do destino foi fiel a si mesma e à própria loucura até o fim, e com isso, entregou mais coração do que os maiores títulos de Marvel e DC juntos e abarrotados de CGI. Uma série gigante, seja no drama, na comédia, no non sense ou na atuação.

Doom Patrol está disponível no Brasil pela HBO Max.

 

E aí, curtiu as escolhas ? Achou que alguma obra ficou de fora e merece ser lembrada ? Conte tudo aqui nos comentários. Nós do ANMTV agradecemos muito a você que nos acompanhou em 2023 e esperamos te ver em 2024 com muitas novidades pra contar. Um feliz ano novo !