TV aberta: mídia ainda é mais consumida que streaming por crianças e adolescentes

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De acordo com informações obtidas pelo site Notícias da TV, a TV aberta ainda é a mídia de comunicação que ocupa a maior parte do consumo diário de crianças e adolescentes no Brasil, mesmo com o franco crescimento dos serviços de streaming no país e também da escassez de programação voltados para indivíduos das referidas faixas etárias.

A matéria tem como base dados apresentados pelo instituto Kantar Ibope Media durante o evento PayTV Fórum 2022, que revelam que o público com idade entre 4 a 11 anos dedica um período de aproximadamente 3 horas e 41 minutos diários sintonizando os canais abertos brasileiros, contra 2 horas e 59 minutos em plataformas de vídeo online e 1 hora e 48 minutos na TV por assinatura.

Números similares também podem ser observados referente à parcela dos consumidores com idade entre 12 a 17 anos, onde em média 3 horas e 40 minutos diários são dedicados às emissoras de TV aberta frente a 2 horas e 28 minutos destinada a serviços de streaming e 1 hora e 34 minutos à TV paga.

Ainda segundo a nota, espectadores abaixo de 18 anos correspondem a 24% do público brasileiro que consome conteúdos audiovisuais em plataformas de vídeo na internet e menos de 10% dos telespectadores da TV aberta.

Em levantamento feito pelo mesmo site no mês de abril de 2012, foi constatado que redes como Globo, Record, SBT, Band e Cultura totalizavam juntas na época 25 horas e 30 minutos de atrações voltadas ao público infanto-juvenil em dias úteis semanais.

Vale lembrar e destacar que há algum tempo, o diretor geral da TV Globo comentou sobre a possibilidade de retorno do bloco TV Globinho e que em 2022, as opções direcionadas a crianças tiveram sua maior baixa com o fim do programa Bom Dia & Cia em abril.