Audiência de streamings superou duas redes abertas de TV e canais pagos em 2021

Reprodução

De acordo com informações do portal Notícias da TV, durante o ano de 2021 a audiência de serviços de streaming consolidou entre o público nacional um crescimento que vinha adquirindo desde o início da pandemia em 2020, mesmo com indicadores de diminuição de aparelhos de TV ligados.

Segundo os dados divulgados, plataformas digitais de streaming registraram aumento de 27% na intitulada média-dia (horário entre 7h e meia noite) do Painel Nacional de Televisão, que mede o ibope de ao menos 15 das maiores regiões metropolitanas do Brasil, evoluindo de 5,9 pontos entre janeiro a novembro de 2020 para 7,5 no mesmo período no ano posterior. Para se ter uma ideia, a diferença de alcance geral entre o conjunto de streamings mais populares e a TV Globo, principal emissora do país, reduziu de 9,5 pontos em 2020 para 6,9 diante dos 14,4 pontos médios obtidos ao longo de 2021 pela rede de TV carioca, que mesmo com a ameaça de sua soberania, também se beneficia com o fenômeno graças ao Globoplay.

Já outras grandes redes de TV aberta e mesmo toda a TV fechada tem sucumbido à ascenção de Netflix, HBO Max, e companhia entre os brasileiros. Enquanto a RecordTV manteve alguma estabilidade com seus 5,8 pontos com leve aumento de um décimo, o SBT amargou uma queda de 15%, encolhendo de 5,2 para 4,4 pontos. A situação da rede de Sílvio Santos é similar à soma de toda a audiência de canais pagos, que caiu de 6,6 para 5,3 com perdas de 20%, refletindo também a fuga dos consumidores de operadoras de televisão por assinatura para as mídias de vídeo online.

Vale destacar que entre os números que se teve acesso, o streaming está incorporado na categoria “conteúdo de TV/vídeo sem referência” que também comporta YouTube, vídeo games e demais mídias que não estão relacionadas à programação linear de estações de televisão, sendo contabilizados apenas o uso de TVs e excluindo-se da pesquisa aparelhos móveis como celulares, notebooks ou tablets.

14 respostas para “Audiência de streamings superou duas redes abertas de TV e canais pagos em 2021”

  1. murasaki disse:

    Será que a Pluto TV pelo menos consegue superar um desses canais abertos? Pelo menos no meio otaku e dos órfãos da TV Globinho, ainda acho que não tá chamando muita atenção, pois essa mesma galera prefere se conter a serviços piratas como uns “Anime TVs” da vida ou simuladores de TV Globinho no YouTube em vez de realmente acompanhar pelo menos parte do que a Pluto tá oferecendo pra esses órfãos, como Shaman King, Aventuras de Jackie Chan ou o clássico Beyblade.

    Por isso que sempre falam que se a TV Globinho voltasse ninguém iria assistir. Quando tem meios oficiais pra acompanhar pelo menos parte desse conteúdo, não parece que muita gente colabora. Só de ver a quantidade de exibições desses simuladores no YouTube, parece que essas exibições oficiais são fichinha…

    • Diegon disse:

      PlutoTV deve consolidar seu lugar nessa lista futuramente. Não acompanho tanto, mas nem sei se eles investem em marketing, por exemplo. E peça fundamental para que as pessoas falem sobre é saber que existe e ser lembrado disso quanto mais vezes for possível. Também vai exigir aquisições mais fortes. Questão de tempo e estratégia.

    • Sempre assisto quando posso (fui um dos poucos que não pude ver a ascenção da Loading na época) e eles sempre tão passando Super Onze e a sequência de Inuyasha.

    • MeGaNiNjA disse:

      A pluto tem potential se a galera promover, mostrar o quão bom é o serviço pra todo mundo

      Promover como se fosse uma IPTV legalizada ou uma tv a cabo legalizada

      • murasaki disse:

        IPTV de fato a Pluto TV é.
        Aí é que entramos em outra questão: IPTV no geral ser associado com pirataria.
        E só o fato de pesquisar “Anime TV” no Google só aparece esses sites piratas pra assistir esse tipo de coisa. A Pluto sequer usa esquema de anunciar o canal de animes deles pelos anúncios da pesquisa do Google, o que complica mais a situação.

        • MeGaNiNjA disse:

          Mas ai é falta de marketing eficiente, só usar google adsense e pagar sites pra promover não resolve

          • murasaki disse:

            É, mas se a Pluto quer de fato enfrentar a pirataria (e de forma ética e chamativa), no mínimo precisa chamar a atenção desse nicho que mal tem esse tipo de conteúdo na TV atualmente, pois pelo que dá pra notar boa parte dessa galera é até leiga no quesito saber de legalidade e licenciamento, e deve achar que exibir anime ou outro conteúdo nesse meio é tão fácil quanto comprar pão na padaria, levando a sério até fansub exibida em canais comunitários como a TV Aracati.
            Pessoal precisa perceber que assim como nem tudo que é legalizado é pago, nem tudo que é “de graça” faz sentido acompanhar só porque é “de graça”. Por exemplo, até levo na boa quem vê Dragon Ball dublado online porque tá praticamente indisponível legalmente via streaming, assim como entendo quem prefere ver um título dublado do Crunchyroll em qualquer site porque não tem dinheiro pra isso e só quer acompanhar a série simplesmente pra se entreter.
            Porém, como eu disse, esse não é o caso de uma plataforma gratuita que tem todos os episódios dublados disponíveis na íntegra ou em canais únicos 24/7.
            Enquanto o cara preferir ver o desenho do Jackie Chan num simulador de TV Globinho em vez de acompanhar no lugar certo, que seria a Pluto TV, não vai dar pra levar a sério a escolha do cara.

    • Leonardo Ytp disse:

      A Viacom em si deveria fazer propaganda de seus Streamings(Paramount+ e Pluto TV) na TV Aberta,principalmente na Jovem Pan News,RecordTV/Record News/Rede Família,SBT,Band e Globo(que são seus maiores parceiros hoje em dia).
      A única propaganda da Pluto que vi na tv aberta foi na Record News,dentro do Hora News.

  2. MeGaNiNjA disse:

    Tava olhando a tv gratuita na minha região e a programação praticamente ACABOU, só tem programas que os caras obviamente pagaram pra ter aquele espaço, seja de poupa ganha, de loteria, ou até mesmo religioso

    Só o SBT aqui que tá sobrevivendo além da Globo local, já o resto…

  3. Caio Martins disse:

    A tv brasileira esta uma porcaria streaming salvaram o universo

  4. Derek S. disse:

    A programação da tv anda chata faz tempo
    A única coisa que o pessoal aqui em casa acompanha fielmente são as novelas
    mas só assistem pelo globoplay

  5. King Strife disse:

    E isso que a Record e o SBT tem criado seus próprios streamings PlayPlus (que não faço ideia do que tem, mas deve ser só porcaria) e SBT Vídeos (que já nasceu flopado).

  6. Leonardo Ytp disse:

    Interessante que as próprias fabricantes de tv estão criando streamings grátis,como a Samsung,que criou o Samsung Tv Plus,que tem alguns canais da Pluto TV (MTV Biggest Pop,Masterchef,Pluto TV Anime,Nick Clássico,NickTeen,Nick JR Club,Pluto TV Turma Da Mônica),Record News,Love Nature(AMC Networks),Runtime,NetMovies(Looke) e alguns outros.

  7. Endril Gonçalves Müller disse:

    Sempre assisto os streamings do que a TV por Assinatura e TV Aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.