Xilam Animation: estúdio comenta novidades para 2024

Xilam Animation / Divulgação

No dia 14 de fevereiro, o estúdio de animação francês responsável por séries como Oggy e as Baratas Tontas e Space GoofsXilam Animationdivulgou suas finanças para 2023. Embora as coisas estiveram boas no ano passado, a empresa teve que rever seus planos para um futuro próximo devido à queda na demanda por novos conteúdos infantis por parte dos serviços de streaming americanos.

Em uma entrevista para o Cartoon Brew realizada nesta segunda-feira (19), o fundador; produtor e CEO do estúdio Xilam, Marc du Pontavice, comentou sobre a redução de demanda dos serviços de streamings como Netflix e Disney por conteúdos infantis nos últimos 12 meses:

“A redução foi bastante severa nos últimos 12 meses e foram feitas luzes verdes muito limitadas dos dois principais parceiros, Netflix e Disney. É ainda mais um problema porque muitos estúdios de médio porte cresceram nos últimos anos e atualmente se encontram sobrecarregados devido à falta de novas demandas. Estúdios como a Xilam sobreviverão a esta crise, pois temos uma biblioteca forte com receitas recorrentes, bem como um bom acesso a outras empresas, como as emissoras de televisão europeias. Mas para aqueles que cresceram apenas com base na contratação de trabalho dos serviços de streaming, será muito difícil.”


Marc cita também que as plataformas estão errando o alvo com suas produções infantis originais porque não estão dando às novas propriedades tempo para construir uma base de fãs:

“Alguns serviços de streaming não encontraram uma maneira de fazer sucesso com material original porque têm muita expectativa no período de lançamento. Ao contrário do conteúdo direcionado para adultos, leva muito tempo para construir um sucesso infantil ou familiar. Mas não tenho certeza se o algoritmo pode ou deseja implementar esta regra do nosso negócio. Como consequência, os títulos da biblioteca são os que fornecem o público infantil principal dos streamings, o que é uma pena, já que quase todos eles foram gerados em canais lineares. Como os streamings estão conquistando uma grande fatia do público, acredito que eles têm a responsabilidade de assumir a criação de novos conteúdos. Qualquer nova geração precisa crescer com referências próprias. O que pensar de um mundo onde os filhos crescem com as mesmas referências dos pais?”


A companhia alertou os acionistas em outubro do ano passado que as empresas de mídia dos EUA estavam recuando na animação. No mesmo relatório, o estúdio previu uma queda nas vendas em 2024 e suspendeu o seu plano de “Ambição 2026” para aumentar o rendimento operacional total para 80 milhões de euros até 2026.

Na entrevista foi perguntado sobre quais outros ajustes o estúdio de animação fará para compensar as mudanças nas demandas dos streamings, Marc explicou:

“Estamos a reorientar os negócios infantis para a televisão europeia. Além disso, continuamos a explorar o promissor mercado de animação adulta que parece resistir à recessão. E, finalmente, também estamos nos esforçando muito em longas-metragens.”


Prestes à completar 25 anos de sua fundação em 5 de agosto desse ano, o estúdio Xilam foi fundado em 1999 por Marc du Pontavice, que anteriormente trabalhou para a Gaumont entre 1990 à 1998, onde produziu as séries de Highlander (1992) estrelada por Adrian Paul e a versão de 1994, Dragões Alados e as primeiras temporadas de Space Goofs e Oggy e as Baratas Tontas, com os três últimos sendo produzidos pela Gaumont Multimédia, antecessora da Xilam. Foram indicados ao Oscar de 2020 na categoria Melhor Filme de Animação com Perdi Meu Corpo de 2019.

O estúdio estreará novas produções em nesse ano como The Doomies para o Disney+, Buddybot e o filme The Migrant. Também estão animando a nova série de Zack Snyder, Crepúsculo dos Deuses (Twilight of the Gods) para a Netflix.