
Reprodução
De acordo com informações divulgadas por uma pesquisa encomendada pela Roku, 75% dos entrevistados assistem a serviços de streaming todos os dias e 88% já viraram noites maratonando os conteúdos de suas preferências. A apuração intitulada “Hábitos de streaming dos brasileiros” foi feita em comemoração aos 2 anos de atividades da plataforma no Brasil, sendo desenvolvida pelo Instituto FSB Pesquisa de forma online, abordando 2 mil participantes com idade a partir de 18 anos entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022. Confira os números que foram avaliados.
HOBBY PREFERIDO
Ao serem consultados sobre qual atividade cotidiana mais gostam de fazer em uma lista contendo 12 opções, assistir a serviços de streaming foi a mais votada, ficando a frente de outras como:
- Ler um livro (74%)
- Assistir a um jogo de seu clube de futebol (68%)
- Sair com amigos (63%),
- Praticar esportes (61%)
- Ir a uma festa ou show (61%)
Já no que diz respeito ao hábito de maratonar produções de 88% dos consumidores, 72% responderam que já deixaram de sair com amigos para madrugarem assistindo seus programas prediletos e 54% admitiram até chegar atrasados a compromissos importantes por tamanha vontade de não desgrudar os olhos da tela.
Destaca-se inclusive na pesquisa que 87% dos participantes responderam que fizeram maratonas de alguma produção ao menos uma vez em suas vidas. Porém, isso não significa que o passatempo tem virado vício para os brasileiros, que durante as enquetes alegaram que ir à praia (39%), estar junto a família (32%) e ter relações com o parceiro ou parceira (25%) ainda se mostram como afazeres mais atraentes que acessar streamings.
COMPANHIA OU SOLITUDE
Vale frisar que na divisão de dados referente aos 75% do público que consome streamings diariamente, 51% afirmaram assistir sozinhos e 42% acompanhados. Entre os 42% que costumam desfrutar de streaming na companhia de outras pessoas, 38% de tal parcela mostraram predileção por assistir ao lado do marido ou da esposa, e 31% junto aos filhos. Avós e amigos foram as escolhas menos votadas, com 23% e 20% respectivamente.
Ao justificarem as opções menos desejadas, o público participante apontou como principais motivos o barulho durante as exibições (25%) e a dificuldade em achar títulos que agradassem a todos os presentes (19%). Houve inclusive na pesquisa um tópico relacionado ao tipo de pessoa mais inconveniente em sessões de streaming, onde entre os apontados estão:
- Indivíduos que conversam durante a atração em exibição (77%)
- Pessoas que ficam chamando por alguém no meio do programa (57%)
- Usuários que demoram tempo de mais para escolher o que ver (34%)
- Aqueles que querem escolher o que assistir sozinhos (33%)
FORMAS DE ACESSO
Questionados sobre como preferem ter acesso a serviços de streaming, a TV liderou com folga ocupando 65% do favoritismo dos espectadores seguida pelo celular que pontuou 17% e pelo computador que alcançou apenas 15%. Curiosamente, apesar da própria casa ser a alternativa óbvia mais requisitada, consumidores listaram na pesquisa que também gostam de assistir Netflix, HBO Max, Disney+ e demais serviços no trabalho (11%), durante aulas (5%), em banheiros e hospitais (ambos com 3%) e até em meio a festas (1%). Referente ao fazer outras atividades em simultâneo com a mais votada, 89% declararam assistir durante suas refeições e 55% enquanto arrumam suas casas.
De acordo com Luís Bianchi, diretor de marketing da Roku na América Latina: “Os resultados demonstram que estamos, de fato, vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio mesmo para ficar. Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina das pessoas, continuamos a ver esses hábitos”.
É válido também lembrar que não é a primeira vez que a popularidade das plataformas de vídeos digitais é certificada através de estudos, e que a audiência de streamings já vem superando inclusive redes de TV tradicionais e toda a TV por assinatura.
Notícias relacionadas
Luca foi o filme mais assistido no streaming em 2021
Animação da Pixar liderou em disparada
Streaming já é realidade no Brasil, e a as TVs tanto gratuitas como a cabo tem que adaptar a essa nova realidade
Ler um livro em primeiro? Wtf
Prova que ainda há esperança em brasileiros que não querem viver derretendo o cérebro com desenhinho ou telejornais bocós.
Diz o cara que está sempre comentando em post de “desenhinho”…
Desenhinho que falo são esses CalArts como Steven Universos, Gumballs e Titãs em Ação da vida que o povo defende e torra o cérebro por eles como.
SU é bom até um momento e gumball não tem defeitos, não sei qual é o problema
“não tem defeitos”, típico comentário de fã de Gumball
Será mesmo? Eu sou ávido leitor e sinceramente não encontrei muito outros. Quero dizer pessoas que leram ao menos um livro que não seja Harry Potter, Cinquenta Tons de Cinza, Crepúsculo ou a Bíblia kkkkk.
Pra mim só prova que o povo mente em pesquisas kkkkkkkkkkkkk
Na verdade “ler um livro” ficou abaixo justamente de “assistir a streamings”, só que por pouca diferença.
Sim eu percebi isso depois, mas não deixa de ser surpreendente na minha opinião.
Essa pesquisa pegou um nicho tão especifico que ta tão longe da realidade brasileira kkkk Brasil quase não lê livro e ainda ta em segundo
Olha, o público leitor existe, e arrisco dizer que sempre existirá uma grande parcela. Com a internet e novas tecnologias, leitores ganharam mais espaço online, mesmo com a queda de vendas em cópias físicas, há outro meio de considerar-se um leitor.
Geralmente é mentira. Muitos gostam de falar que possuem um hobby de ler livros só para aparecer como culto, mas na verdade leu somente um harry potter ou 50 tons de cinza…
kkkk eu duvido desses 74% hein
Streaming veio pra ficar mesmo. hoje TV nenhuma fará eu deixar de fazer uma outra coisa importante melhor para o meu laser ou adiantar um serviço ou estudo por causa de uma novela, serie ou filme.
Ler um livro? Deviam trocar esse por contar piada…