Pokémon Day: dicas para treinadores iniciantes

Reprodução.

Neste domingo (27) é comemorado o Pokémon Day. A data foi escolhida para esta grandiosa comemoração pois foi neste dia, em 1996, que os primeiros jogos da franquia foram lançados para o console do Game Boy: Pokémon Red & Green. Entretanto, a celebração do “Dia Pokémon” só começou realmente quando a franquia comemorou 20 anos em 2016 e a The Pokémon Company criou um evento para anunciar alguns lançamentos, se aproveitando da data.

Então, desde 2016 a data costuma ser usada para anunciar grandes projetos da franquia, como filmes, games como o Pokémon Sword & Shield e até mesmo shows como foi o concerto virtual do rapper Post Malone. Em 2022 haverá comemorações também, na verdade, já está acontecendo desde o dia 21 de fevereiro, com a The Pokémon Company liberando diversas novidades.

Hoje ocorreu o Pokémon Presents, evento que foi transmitido no YouTube e revelou mais surpresas para o mundo dos monstrinhos de bolso, tais como a nova geração Pokémon Scarlet & Violet e também uma série animada para Pokémon Legends: Arceus. Devido a esta importante data, nós do ANMTV resolvemos indicar algumas produções deste universo, sejam temporadas dos animes, filmes ou games. Então, acomode-se e anote as dicas:

The Pokémon Company/ Divulgação

Pokémon: Liga Indigo (Região de Kanto)

Esta é a primeira temporada do anime e é onde a história tem início. Nesta fase somos apresentados ao personagem Ash Ketchum, nosso protagonista. Ash é um garoto que acaba de completar 10 anos de idade e, neste mundo, crianças ao completarem esta idade podem sair pelo mundo em uma jornada para se tornarem Treinadores Pokémon.

Para quem nunca assistiu ao anime, é indispensável que comece por aqui, pois é aqui que todo este mundo será explicado. Na Região de Kanto são conhecidas, aproximadamente, 150 criaturinhas e as crianças que iniciam sua jornada devem escolher entre um Bulbassauro; Charmander ou Squirtle, contudo, Ash se atrasa e acaba tendo que partir em viagem com um Pikachu.

Esta, então, será a principal dupla da história a partir de agora e Pikachu será o rosto principal de toda franquia, afinal, sabemos que o verdadeiro herói carismático do anime é o bom e velho ratinho amarelo. Continuando as explicações, a série informa que para um treinador se tornar um Mestre Pokémon ele deve se inscrever na Liga Pokémon e sair viajando por diversas cidades enfrentando diversos líderes de ginásio, para assim, ganhar as famosas insígnias.

Esta temporada está disponível na Netflix, porém, ela se encontra incompleta.

The Pokémon Company/ Divulgação

Pokémon Sol e Lua (Região de Alola)

O gráfico desta temporada é o mais diferente de toda a franquia, causando divergências entre os fãs e sendo escolhido como o pior, inclusive por este que vos escreve, contudo, a história de Sol e Lua é uma das mais interessantes de toda a série.

Primeiro que nesta temporada, Ash não sai por Alola em busca de insígnias e batalhando de cidade em cidade, na verdade ele fica estabelecido em uma das ilhas da região e passa a frequentar a Escola Pokémon. Diariamente, Ash vai à escola junto com seus amigos e aprende mais sobre o mundo Pokémon e sobre a Região de Alola, sem falar que aqui a franquia inova e apresenta o conceito de diferentes formas para um mesmo Pokémon.

É aprendido que, a depender da região, um Pokémon pode adquirir um visual diferente e até mesmo pertencer a um tipo diferente daquele que conhecemos, como por exemplo o Geodude que é um tipo pedra mas em Alola ele vira tipo pedra e elétrico ou o Meowth que é um tipo normal, porém em Alola ele se torna um tipo sombrio. Todas essas diferentes formas possuem uma explicação coerente o que torna tudo mais interessante, o Diglet de Alola ser tipo Terrestre e Aço, por exemplo, é por conta do solo da ilha ser mais duro que o solo de Kanto.

Além disso, somos apresentados também as Ultra Criaturas que são, basicamente, Pokémon de outra dimensão, além da criação de uma nova Liga Pokémon e que traz um fato inédito relacionado ao jovem Ash que ocorre neste evento.

Pokémon Sol e Lua está disponível na Netflix com as opções de dublagem e áudio original com legendas em português.

The Pokémon Company/ Divulgação

Pokémon – O Filme: Eu Escolho Você (Filme)

Este longa de Pokémon serviu para comemorar os 20 anos da franquia e é diferente dos filmes vistos até então, ele não tem conexão alguma com a série de TV e simplesmente reconta a história da primeira temporada de um jeito moderno. Pode-se dizer que este é um outro universo, tal qual o Multiverso dos heróis das HQs.

Como ele reconta a história, vemos Ash se preparando para iniciar sua jornada e indo buscar seu primeiro Pokémon que, por ventura, acaba sendo o Pikachu. De inicio os dois não se dão bem mas no decorrer do longa isso muda. Ao invés de Misty e Brock, neste filme ele conhece dois outros companheiros de viagem e, mesmo se passando na Região de Kanto, o filme apresenta monstrinhos conhecidos de outras Regiões do mundo Pokémon.

Afinal, este é um filme comemorativo, então não tem porquê esconder ou fingir que só existem 150 Pokémon sendo que a quantidade é muito superior à isso. O longa mescla momentos clássicos como a captura do Charmander ou a despedida do Butterfly com outros totalmente novos, além de momentos bem emotivos para o personagem principal. Um fã da franquia deveria dar uma olhada neste filme e mesmo alguém que nunca tenha assistido nada de Pokémon poderá se emocionar com esta história.

Pokémon, Eu Escolho Você está disponível na Netflix com as opções de dublagem e áudio original com legendas em português.

The Pokémon Company/ Divulgação

Pokémon 3: O Feitiço dos Unown (Filme)

Se passando no começo da segunda geração, este foi o primeiro longa a envolver a região de Johto. É um pouco diferente dos longas anteriores a ele, este possui uma história um pouco mais intimista, focada nos laços familiares e na solidão de sua antagonista.

A história tem foco na Molly, uma garotinha solitária que, após o desaparecimento de seu pai, apenas decide se isolar do mundo e, graças a esses sentimentos negativos, acaba por chamar atenção de misteriosos Pokémon chamados Unown. Os Unown distorcem e congelam o mundo a sua volta.

Ash e companhia acabam por cruzar caminho com Molly, decidindo salvar a garota dos próprios sentimentos dela, que se converteram em um grande castelo de gelo. O ponto alto do longa são as várias metáforas sobre Molly; ela não é uma vilã que deseja conquistar o mundo, ela é apenas uma criança de 5 anos sozinha e com sentimentos confusos. O filme usa a infantilidade dela de maneira lúdica, existe uma pureza nos simples desejos que ela faz, algo fácil de se simpatizar, já que todos nos já fomos crianças.

O filme traz o trio clássico de protagonistas Ash, Brock e Misty; assim como dá um destaque bem interessante para Delia, a mãe de nosso protagonista, mostrando o quanto ela se importa com seu filho. O longa soube fazer uma dosagem perfeita entre aventura, mistério e um pouquinho de drama familiar, marcas carimbadas desta franquia.

Pokémon 3: O Feitiço dos Unown está disponível nos streamings do Globoplay e Telecine.

The Pokémon Company/ Divulgação

Pokémon Heartgold & Soulsilver (Game)

Pokémon sempre foi dividido em dois jogos principais, tendo um terceiro vindo logo em seguida, contudo, desde 2004 a Game Freak vem fazendo remakes dos primeiros jogos para consoles mais avançados. Um dos mais aclamados sendo os remakes de Gold & Silver para Nintendo DS, trazendo a região de Johto, assim como todos os monstrinhos lançados até a quarta geração.

O título é um remake fiel aos clássicos jogos de game boy color. Ele mostra toda a jornada por Johto, além do pós game no qual o jogador volta para a primeira região para desafiar os líderes de ginásio de Kanto e o Red, protagonista do primeiro jogo.

Sendo ótimos jogos para iniciantes e veteranos na franquia, ele te desafia à medida que mostra novas áreas e funções para explorar. O game ainda possui a genial ferramenta na qual o jogador pode andar acompanhado por seu parceiro, trazendo essa pequena camada a mais na relação entre treinador e Pokémon.

The Pokémon Company/ Divulgação

Pokémon Black & White (Game)

Durante a quinta geração, a Pokémon Company desejava injetar sangue novo na franquia, então Unova foi criado com a intenção de ser um novo começo para novos possíveis fãs. Sendo a primeira região que não era baseada no Japão, e trazendo consigo o maior número de monstrinhos novos até hoje, mais de 155 criaturinhas regionais.

A quinta geração apresentou Unova, região inspirada na cidade de Nova York, aqui ao invés das pradarias e cidades pequenas, somos adornados por prédios e cidades movimentadas. Mesmo sendo um deleite aos olhos por usar o máximo do Nintendo DS na época, o ponto mais forte destes jogos está em sua narrativa, sendo a mais elogiada pelos fãs da franquia, trazendo N e a Time Plasma.

Essa nova equipe possui como objetivo “libertar os Pokémon das mãos dos seres humanos”, entretanto, eles acabam por cair na hipocrisia ao usar Pokémon para alcançar tal objetivo. Esta dualidade é o grande ponto alto do jogo, a discussão entre o ponto de vista do misterioso N e as ações que nosso protagonista faz, mostrando que nem tudo é “branco e preto”.

Após terminar Black & White, pode dar uma chance para Black & White 2, a continuação desta história que se passa dois anos após o fim do primeiro jogo. Nesta sequência o jogador deverá lidar com as consequências do final de BW, assim como poderá ver a evolução de alguns personagens e conhecer outros exclusivos deste jogo enquanto tenta enfrentar um novo Time Plasma.

*Artigo colaborativo entre os redatores Diego Regis e Caio Eduardo

3 respostas para “Pokémon Day: dicas para treinadores iniciantes”

  1. Ale Ellamita disse:

    Postagem legal, mas não entendo a insistência cultural de falar que eram 150 em vez de 151 pokemon na primeira geração. O Mew só vem depois do Mewtwo na pokedex porque os cientistas acreditavam que ele tava extinto quando na verdade não tava.

  2. son disse:

    Não entendi a parte do gráfico.
    Você tá falando do estilo de arte da série inteira ou de personagens pontuais como o Ash?

  3. Jhonatan, O estudante disse:

    Adorei a postagem, com certeza vou seguir as recomendações já que sou iniciante em Pokémon. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.