Percy Jackson e os Olimpianos: Rick Riordan se pronuncia sobre críticas e ataques à atriz da série

Reprodução

Através de um post publicado em seu blog pessoal, Rick Riordan, criador da série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, manifestou seu posicionamento em relação a críticas e ataques pessoais que a atriz Leah Sava Jeffries (Empire – Fama e Poder) tem recebido após ser escalada para interpretar a personagem Annabeth Chase na nova adaptação da saga para o Disney+.

Em formato de carta aberta ao público, o escritor ratificou que está satisfeito com a aprovação de Annabeth para o papel, e classificou como “racistas” comentários e atitudes que questionavam a escolha com ênfase na diferença da cor de pele da futura intérprete da filha de Atena e sua contraparte nos livros, especialmente os que foram manifestados de forma mais exaltada e agressiva por meio de publicações em redes sociais, destacando em sua argumentação que incomodados com a decisão se dirigissem diretamente a ele e reforçando também que tais reclamações não partiram de forma exclusiva de pessoas relacionadas a um ou outro dos lados do espectro político/ideológico.

Riordan também expressou que a série está de acordo com as políticas de inclusão estabelecidas pela Disney e que não levou como prioridade a semelhança física dos candidatos que foram submetidos aos testes, dos quais esteve envolvido pessoalmente junto com sua esposa para selecionar o trio de protagonistas. Ao rebater opiniões que sugerem que foi influenciado a aceitar imposições de executivos da produtora, o autor disse em uma parte do que escreveu que: “Vocês declaram que não há a menor chance de eu estar sendo sincero ao falar que a verdadeira natureza de um personagem está em sua personalidade, acham que fui coagido, subornado, ameaçado ou até que sofri lavagem cerebral ou o que quer que seja, afinal de contas, eu, um escritor branco, jamais optaria por uma atriz negra para interpretar uma garota que canonicamente é branca. Vocês se negam a acreditar em mim, o cara que escreveu esses livros e que criou esses personagens.”

Ainda em tom inflamado, em trechos da publicação o autor declara de forma enfática que: “A mensagem central de Percy Jackson sempre foi a de que nossas diferenças é que fazem nosso poder. A força está na pluraridade e nas coisas que nos diferenciam uns dos outros e que são, por vezes, marcas de nossa própria grandeza como indivíduos. […] Se você não entendeu isso e ainda está irritado(a) com a escalação desse trio incrível, saiba que não importa quantas vezes você leu qualquer um de meus livros. Você não aprendeu nada com a experiência.”

A nova série de Percy Jackson e os Olimpianos segue sem previsão de estreia.