Netflix deseja construir uma franquia como Star Wars e Harry Potter

Reprodução.

A Netflix está em busca de construir uma grande franquia em sua plataforma, algo tão grandioso quanto Star Wars ou Harry Potter, segundo a Reuters. O streaming busca fortalecer seus serviços, após um período de crise em que ocorreu uma grande perda de assinantes e ações na bolsa caindo, neste ano eles perderam 70%. Uma destas medidas, inclusive, é a criação de um plano de assinatura mais barato e contendo comerciais.

Alguns parceiros da plataforma reclamam da dificuldade de iniciarem algo na empresa, e culpam a falta de colaboração entre grupos da TV e do cinema. Enquanto outros enaltecem a facilidade de conversas entre os criadores e os produtores executivos da Netflix, o que acaba facilitando a produção de projetos independentes, tal qual foi com o atual sucesso Stranger Things.

Esta série, inclusive, é um modelo do que a plataforma quer construir. Os executivos já pretendem criar várias séries e filmes baseados neste universo, mas não querem focar apenas em Stranger Things. The Witcher é outra grande aposta, que já está sendo produzido um longa animado e uma série prequel, Round 6 também irá ganhar um reality show inspirado em seu jogo.

Três novas produções que irão chegar nos próximos meses na plataforma também já estão sendo encaradas como possíveis novas franquias e com grande possibilidade de retorno financeiro: o live-action do anime One Piece, baseado na obra em mangá de Eiichiro Oda, que está sendo filmada; uma série em live-action do sucesso da Nickelodeon Avatar: A Lenda da Aang, que já foi filmada e uma adaptação do livro The Three-Body Problem, primeiro de uma trilogia de livros chineses de ficção-científica e que está sendo desenvolvido pela dupla David Benioff e DB Weiss (Game of Thrones).

Além disso, a Netflix adquiriu em 2017 a editora de HQ’s Millaworld, cuja primeira tentativa em adaptar uma de suas histórias foi a série O Legado de Júpiter que, infelizmente, foi cancelada em sua primeira temporada. Contudo, existem mais outras 6 produções em desenvolvimento e uma que já está em produção.

Este empenho do serviço de streaming ganhou mais força em 2020, quando a empresa ganhou uma nova chefe global: Bela Bajaria, ex-executiva da Universal Television, que montou uma equipe com o único objetivo de desenvolver séries grandiosas e de prestígio com potencial para se tornarem grandes franquias.

A Netflix é relativamente nova no mundo de Hollywood, se for comparar a outros grandes estúdios como Warner e Disney que constroem grandes franquias com certa facilidade. A empresa do TUDUM precisa manter seu assinante interessados em seus produtos para que estes cresçam e evoluam, assim como tem ocorrido com Stranger Things e, até o momento, Round 6. Se One Piece e Avatar irão conquistar o mesmo sucesso é algo que deveremos esperar para observar.