High Guardian Spice: criador comenta sobre baixo orçamento destinado à série

Crunchyroll Studios / Divulgação
De acordo com depoimentos do produtor Raye Rodriguez em sua conta no Twitter, a animação High Guardian Spice enfrentou uma série de problemas em seus bastidores graças ao baixo orçamento destinado pela Crunchyroll Studios, contrariando as palavras da chefe do departamento Margaret Dean, que em entrevista ao site Digiday em 2018, pouco depois da atração ser anunciada, teria dito que havia sido financiada inteiramente pela Ellation com investimento equivalente aos custos de animes. Confira o post em que Rodriguez comenta sobre o assunto:
High Guardian Spice had a very small budget. We were the first show of a non-union studio. If you’re mad at the animation quality, it was the budget. BG art? Budget. Writing?? Budget. We literally started storyboarding the first episode before the first script was finished.
— ⭐️Raye Rodriguez🌙 (@dinoraye) January 18, 2022
“High Guardian Spice teve um orçamento minúsculo. Nós realizamos o primeiro programa de um estúdio não sindicalizado. Se vocês se incomodaram com a qualidade da animação, foi o orçamento. Artes de Fundo?? Orçamento. Escrita?? Orçamento. Nós literalmente começamos a fazer o storyboard do primeiro episódio antes mesmo do primeiro roteiro estar finalizado.”
Na mesma série de tweets, Rodriguez relata que embora a série tenha sido destacada como um produto da Crunchyroll, o desenvolvimento foi realizado de forma idêntica ao de animações americanas, declarando inclusive sobre os valores investidos que: “eram comparáveis aos de um produto da Cartoon Network com episódios de 11 minutos de duração com foco em comédia, contendo cenários de fundo e estruturas de personagens simples” ratificando também que o projeto era artisticamente ambicioso dentro do valor destinado e cronograma que estavam planejados.
O autor de High Guardian Spice chegou a mencionar a animação Onyx Equinox, produzida no mesmo estúdio ao afirmar que essa série teve o benefício de ser feita após os erros cometidos em High Guardian Spice terem sido aprendidos e evitados com a sindicalização do estúdio, contando com boa parte da mesma equipe técnica e processo de criação. Curiosamente, a autora de Onyx Equinox, Sofia Alexander, também se manifestou a respeito do tópico debatido na mesma rede social:
To support Rayes claims: Same thing happened with Onyx Equinox. Learning our budget was near 1/3 of a lot of western shows is…
And a big push as to why we unionized was because I threatened to leave before production started.*A lot of good people worked for the studio though. https://t.co/PdsnG2i3qE
— Sofía ‘La Ahijada del Matador’ (@sofiaealexander) January 19, 2022
“Complementando as afirmações de Raye: O mesmo problema aconteceu com Onyx Equinox. Para terem noção nossa verba era algo próximo a 1/3 de muitas produções ocidentais, e o empurrão para nos tornarmos sindicalizados foi porque eu ameacei sair antes da produção ser iniciada.”
Contudo, Alexander destacou que profissionais muito competentes trabalharam ao seu lado e que ainda que a situação por trás das séries não fossem tão objetivas e claras quanto pareciam, reiterou gratidão à plataforma de streaming, pois segundo a criadora: “A CR foi um dos três estúdios que teriam abrigado a minha proposta. Eu não teria tido melhor oportunidade de realizar tão bem uma história sobre trauma e luto com personagens LGBTQIA+ em nenhum outro lugar.”
Por fim, Rodriguez concluiu sua argumentação ao dizer: “Ao invés de aderirem cegamente à campanha diflamatória contra High Guardian Spice, pensem sobre o que aconteceu nos bastidores para presenciarem um resultado final assim, tenham empatia pelos pessoas que fizeram o melhor que puderam se dedicando àquilo, e analisem criticamente sobre quem pode ter começado esse levante de ódio à série antes de querer discutir.”
Confira a crítica disponível no ANMTV sobre High Guardian Spice.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.