Especial: Genndy Tartakovsky – O rei da animação moderna

Reprodução.

Na década de 1990, a animação dos Estados Unidos foi reformulada após uma era decadente de anos na terra do tio Sam e novos artistas trouxeram o seu talento na animação americana que passaram a ser conhecidos, de nomes como Craig McCracken, o saudoso Stephen Hillenburg, Bruce Timm entre outros, além é claro de Genndy Tartakovsky, diretor e animador russo-americano responsável por trazer às telas animações como O Laboratório de Dexter, Samurai Jack, Titã Simbiônico, Unicorn: Warriors Eternal, Primal, a trilogia Hotel Transilvânia e recentemente o longa animado adulto, O Dia da Castração (Fixed). Iremos conhecer a história de Tartakovsky nesse especial.

Gennady Borisovich “Genndy” Tartakovsky, nasceu em 17 de janeiro de 1970 em Moscou, na antiga União Soviética. Filho de pais judeus, seu pai trabalhava como dentista para funcionários do governo e para a seleção soviética de hóquei no gelo. Ele acreditava que seu pai era um homem muito rígido e antiquado, mas eles tinham um relacionamento próximo. Já sua mãe era vice-diretora de uma escola. Genndy tem um irmão mais velho, Alex, que é consultor de informática em Chicago. Tartakovsky e sua família se mudaram para a Itália, onde imediatamente foi atraído pela arte, inspirado pela filha de um vizinho, mas ele era horrível nisso, inclusive não conseguindo desenhar um círculo. Logo, se mudaram para os Estados Unidos quando tinha sete anos devido a preocupações sobre o efeito do antissemitismo na vida de seus filhos, sendo influenciado pelos quadrinhos que encontrou lá, como primeira compra uma edição de Super Amigos. Ele, junto com seu irmão mais velho, Alex, aprendeu inglês assistindo animações e aprendeu sozinho a desenhar quando criança, copiando histórias em quadrinhos.

Para satisfazer sua família, que o encorajava a ser um empresário, Genndy tentou fazer um curso de publicidade, mas se inscreveu tarde e teve pouca escolha sobre suas aulas. Ele foi designado para fazer um curso de animação e isso o levou a estudar cinema no Columbia College Chicago antes de se mudar para Los Angeles para estudar animação na CalArts em 1990 com seu amigo Rob Renzetti, que futuramente criaria Uma Robô Adolescente para a Nickelodeon. No instituto, ele conheceu Craig McCracken, o futuro criador de As Meninas Superpoderosas; por lá, Tartakovsky dirigiu e animou dois filmes estudantis, um dos quais se tornou a base para Dexter, que era um teste de lápis de dois minutos e meio. Ao se mudar para a Espanha, o animador passaria a incrementar ainda mais seus trabalhos, atuando no estúdio envolvido em Batman: A Série Animada.

Após se envolver em Batman, Tartakovsky voltou para a Califórnia para trabalhar na lendária Hanna-Barbera na equipe de produção de 2 Cachorros Bobos, onde Craig McCracken conseguiu um emprego de diretor de arte na série e recomendou a contratação de Rob Renzetti e Tartakovsky. O estúdio deixou Genndy, Craig, Rob e Paul Rudish trabalharem em um trailer no estacionamento do estúdio. Seu último trabalho antes de desenvolver Dexter como uma série de TV foi servir como cronometrista em O Crítico. Durante seu tempo naquela série, ele recebeu um telefonema de Larry Huber, que havia sido produtor de 2 Cachorros Bobos. Huber havia mostrado o filme estudantil inacabado dele para o Cartoon Network e queria que Tartakovsky desenvolvesse o conceito em um storyboard de sete minutos. Insatisfeito com sua posição na série, ele aceitou a proposta de Huber, e o projeto resultante, Changes, foi produzido como parte da série de curtas do Cartoon Network, Estreia Mundial de Toons (renomeado depois como Desenhos Incríveis – O Show), estreando em 26 de fevereiro de 1995. O piloto foi revisado para criar um segundo corte, pois Genndy se sentiu totalmente insatisfeito com a trilha sonora, os efeitos sonoros e toda a segunda metade, que ele decidiu refazer completamente.

Cartoon Network / Divulgação

Tartakovsky se inspirou em suas experiências como imigrante crescendo em Chicago. Ele, assim como Dexter, tinha um sotaque muito forte quando criança e mesmo morando em um bairro diverso, as crianças o provocavam por isso. O estilo simplista da animação foi influenciado pelos curtas do estúdio UPA, tal como pelo curta da Merrie Melodies, Os Dover Boys. Tartakovsky foi influenciado pelas animações da Warner Bros., Hanna-Barbera e animes. As produções do diretor Sam Raimi, Uma Noite Alucinante e Uma Noite Alucinante 3 influenciaram fortemente o estilo visual da série. Dexter e Dee Dee se originaram de um desenho de uma garota alta e magra dançando ao lado de um garoto baixo e robusto quando Genndy estava na CalArts, já os nomes dos personagens foram encontrados em livros de nomes; Dexter chamou a atenção de Tartakovsky por soar científico, enquanto Dee Dee o atraiu por sua singularidade e por sentir que complementava as marias chiquinhas da personagem.

Cartoon Network / Divulgação

O Laboratório de Dexter estreou em 1996 com uma recepção muito positiva do público e crítica, sendo a animação original mais assistida do Cartoon em 1996 e 1997. A animação sobre um garoto gênio que tem um laboratório, mantido em segredo de seus pais, mas tem as suas invenções arruinadas por sua irmã mais velha que visita constantemente o seu laboratório foi um grande sucesso. Dexter terminou originalmente em 1998 após duas temporadas, onde Tartakovsky estava exausto. Seu foco lhe custou dois relacionamentos, e brincou que o processo de administrar a série era como “dar à luz dez filhos”. Recebeu um filme para TV, A Viagem de Dexter em 1999, concebido como final original, mas que retornara para duas temporadas entre 2001 à 2003, sem envolvimento de Genndy. Em 2023, Genndy Tartakovsky disse que não pretende trazer a animação de volta devido ao falecimento da dubladora original do personagem, Christine Cavanaugh em 2014.

Depois de Dexter entrar em hiato, Tartakovsky se tornou um produtor supervisor na série do colega Craig McCracken, As Meninas Superpoderosas; onde dirigiu episódios da série e trabalhou no filme de 2002. Em seu projeto seguinte, deu origem a Samurai Jack, no qual pretendia ser uma coisa diferente de tudo o que já havia feito. A animação foi inspirada na série Kung Fu de 1972 estrelado por David Carradine, como também do fascínio de infância de Tartakovsky pela cultura samurai e pelo código bushido, além de um sonho recorrente onde ele vagou por uma Terra pós-apocalíptica com uma espada de samurai e viajou pelo mundo lutando contra mutantes com sua crush. É inspirado na cinematografia dos anos 1970, bem como em filmes clássicos de Hollywood como Ben-Hur, Lawrence da Arábia e Spartacus. As inspirações temáticas e visuais vêm dos quadrinhos Ronin de Frank Miller, incluindo a premissa de um guerreiro samurai sem mestre e sem nome lançado em um futuro distópico para lutar contra um monstro metamorfo. O mangá Lobo Solitário e os filmes de Akira Kurosawa também foram inspirações.

Lançado em 2001, a saga do samurai que quer voltar ao passado e fugir do futuro maligno de Abu recebeu aclamação do críticos e do público pela sua trama, mas porém terminou após quatro temporadas com um final aberto em 2004, devido às transições recentes do canal na época e a equipe da série indo direto para Star Wars: Guerras Clônicas. O final da saga do samurai finalmente terminou com a quinta e última temporada exibida em 2017 no bloco Adult Swim, agora voltada ao público adulto, foi também bastante elogiada e uma das poucas vezes que reformular um série animada originalmente ao público infantil para o adulto deu certo.

Cartoon Network / Adult Swim / Divulgação

No início dos anos 2010, Genndy criou Titã Simbiônico, junto de Bryan Andrews e Paul Rudish, onde foca em um trio formado pela princesa alienígena Ilana, o rebelde soldado alienígena Lance, e o robô Octus, que chegam à Terra e se unem para criar o Titã Simbiônico. Com influência de várias séries de anime mecha dos anos 1980, como Robotech e Voltron, foi novamente bem recebida; principalmente pela trama e cenas de ação. Lamentavelmente foi cancelada com apenas uma única temporada em 2011, por não ter uma linha de brinquedos e com mais 10 episódios escritos antes do cancelamento. Genndy declarou em 2023 que pretende continuar com a série. Contudo ele não ficaria sem trabalho, onde acabou sendo chamado pela Sony Animation para conceber a franquia Hotel Transilvânia. Lançado nos cinemas em 2012, a animação foi um grande sucesso e rendeu duas sequências sob seu comando em 2015 e 2018. Ainda na Sony, comandaria uma adaptação animada cinematográfica de Popeye, mas que foi cancelado. Existem rumores que o longa animado do marinheiro foi suspenso em favor de Emoji: O Filme. Neste tempo, Tartakovsky acabou indo fazer Can You Imagine? (Você Consegue imaginar?), também cancelado.

Em 2022, ele assinou um acordo geral entre o Cartoon Network Studios e a Warner Bros. Animation, que lhe permite desenvolver, criar e produzir animações para uma variedade de plataformas, seja com personagens originais ou com propriedades intelectuais da Warner Bros. Discovery. Suas produções mais recentes foram Primal e Unicorn: Warriors Eternal e O Dia da Castração.

Genndy se mostra ser um dos maiores animadores da história recente. Conquistou a sua merecida aclamação e reconhecimento entre crianças e adultos, por obras eternas e inesquecíveis.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*