Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Arábia Saudita pede remoção de cena (AT)

Marvel Studios/ Divulgação

A Arábia Saudita havia banido o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura da Marvel Studios de ser exibido nos cinemas do país pela presença de personagens LGBTQIA+ na produção. Agora em conversa com o Daily Mail, Nawaf Alshaban, que é o supervisor geral de classificação de cinema da Arábia Saudita, comentou sobre o assunto.

Segundo Nawaf, o problema ocorreu por conta de uma cena de 12 segundos em que a personagem America Chavez comenta sobre suas mães. Ele diz que foi feito um pedido para que a Disney retirasse esta cena do longa para que pudesse ser exibido no país, o que o estúdio haveria negado. Ele diz: “É só ela falando sobre suas mães, porque ela tem duas mães. E estando no Oriente Médio, é muito difícil aprovar algo assim”.

Ele continuou: “Enviamos para o distribuidor, e o distribuidor enviou para a Disney, e a Disney nos disse que não está disposta”. O país, assim como outros da região, possuem leis conservadoras baseadas na religião que seguem, sendo a homossexualidade um crime que, a depender da nação, pode ser condenada com prisão ou uma execução da pessoa.

Sobre as notícias do país ter banido o filme, Nawaf foi diplomático e negou que ele tenha sido proibido: “Nunca foi proibido. Nunca será proibido. Não há razão para proibir. É uma edição simples… até agora eles se recusaram, mas não fechamos a porta. Ainda estamos tentando”. É curioso ele afirmar que não foi e nunca será proibido, sendo que os ingressos nem estão mais à venda no território saudita, caso a cena não seja editada o longa não será exibido por lá, ou pretendem exibir com uma classificação etária maior?

Questionado sobre a produção a um funcionário da rede AMC Cinemas na Arábia Saudita, o mesmo se limitou a dizer: “retirado”. O segundo longa do Doutor Estranho deveria estrear no país no dia 5 de maio, como parte de uma campanha global.

ATUALIZAÇÃO:

O Egito é mais um dos países que baniu o longa de seus cinemas. A notícia foi divulgada através do perfil oficial do IMAX Egito no Twitter. Confira:

O anúncio informa que: “Doutor Estranho e Wanda não estarão aqui durante sua jornada entre universos! Doutor Estranho no Multiverso da Loucura não será lançado no Egito”. Além de ter escrito cancelado no meio do pôster.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia nos cinemas brasileiros em 5 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.