Disney: profissionais de efeitos visuais assinam primeiro acordo trabalhista

Disney / Divulgação

Os profissionais de efeitos visuais que trabalham para a Disney já vinham se movimentando num sindicato há alguns anos e, finalmente, eles assinaram seu primeiro acordo trabalhista. (via: Variety).

Os contratos possuem segurança sindical padrão, tal como a garantia do pagamento de horas extras; elegibilidade para o plano de pensão e saúde da indústria cinematográfica; penalidades para refeições, tempo de descanso e tempo de retorno. O documento Disney/Marvel ainda inclui aumentos de 4% no primeiro ano e de 3,5% no segundo ano.

O processo para estes profissionais se juntarem ao IATSE foi iniciado em 2023, com cerca de 50 funcionários da Marvel terem votado unanimemente para se filiarem ao sindicato. Após estes, um mês depois foram os funcionários da Disney; em uma votação de 13 a 0. Por fim, os profissionais de Avatar votaram em janeiro de 2024, com o placar tendo sido 57-19.

Os contratos abrangem apenas aqueles que foram admitidos diretamente pela Disney ou Marvel Studios e, no caso de Avatar, pela Lightstorm Entertainment. Infelizmente, os milhares de trabalhadores empregados por terceirizados não serão contemplados pelos benefícios.