Disney Animation: trabalhadores da gerência de produção ratificam primeiro contrato sindical

Reprodução.

Após dois anos de esforços determinados, os trabalhadores da gerência de produção do Walt Disney Animation Studios (WDAS) ratificaram, na semana passada, oficialmente o seu primeiro contrato sindical com o estúdio. (via: Animation Magazine).

A novidade chega após um grande período de esforço, após os trabalhadores de produção terem votado para se sindicalizarem em fevereiro de 2023. O movimento havia sido recebido com resistência pelos chefes da Disney.

Em setembro daquele ano foi confirmada a elegibilidade de coordenadores de produção em tempo integral, supervisores de produção e gerentes de produção para se sindicalizarem com a International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE) e a The Animation Guild (TAG). As negociações para o primeiro contrato foram iniciadas em 11 de abril de 2024, com um acordo provisório sendo firmado em 13 de fevereiro de 2025.

O acordo teve uma grande adesão, 96% de participação dos eleitores e ratificado com 93% de apoio. Agora, os profissionais receberão muitas das mesmas proteções de seus colegas artísticos, incluindo pensão e benefícios relacionados à saúde. Além disso, aumentos salariais substanciais para os mínimos foram garantidos: um aumento de 24% para gerentes de produção; um aumento de 29% para supervisores de produção e um aumento de 35% para coordenadores de produção — os trabalhadores com os salários mais baixos da unidade.

Allison Smartt, organizadora do TAG, celebrou a luta dos colegas e parabenizou a coragem da classe em exigir seus direitos:

Durante essa crise na produção de entretenimento, os trabalhadores de gerência de produção de uma das corporações mais poderosas do mundo se levantaram e exigiram mais. Sua luta diária por tratamento e pagamentos justos geralmente fica fora dos olhos do público. Eles têm assinado petições, marchado para entregar assinaturas, encenado protestos silenciosos corajosos na frente de executivos e se engajado regularmente na luta por sua parte justa por anos, dando um exemplo inspirador. Eles ganharam um contrato histórico que terá impactos positivos por muito tempo no futuro e em toda a indústria de animação e eu sei que eles ainda não terminaram“.

Os trabalhadores de produção da WDAS tornaram-se a primeira unidade de gerenciamento de produção de longa-metragem a se sindicalizar com a TAG, e isso é histórico. Após essa conquista, as negociações da TAG not4es encontram-se em andamento com a DreamWorks Animation para seu primeiro contrato, marcando a segunda vez que os trabalhadores de gerenciamento de produção de longa-metragem se organizaram com a TAG — dessa vez incluindo seus colegas de televisão.