Disney: companhia tem sondado a possibilidade de vender seus canais de TV

Disney / Divulgação

Em entrevista à CNBC, o CEO Bob Iger indicou a possibilidade de venda dos ativos de televisão da Walt Disney Company, uma vez que o segmento estaria amargado dificuldades desde a chegada dos serviços de streaming e da ascensão das plataformas de mídia digital.

Depois de retornar, pude perceber que a empresa tem enfrentado inúmeros desafios, sendo alguns deles até mesmo autoinfligidos

Este comentário é uma declaração de Bob sobre o trabalho realizado ao longo destes sete meses em que retornou. Adiante em seu depoimento, o executivo também deixou claro que ainda há muito o que se fazer e entre as principais prioridades de uma lista a ser seguida pela companhia, está reavaliar os negócios tradicionais relativos ao meio televisivo.

Iger chegou a falar que ao sair da empresa pôde prever o futuro da televisão tradicional e disse estar “muito pessimista” com o que estimou. Desde o seu regresso, o executivo alegou provar não só que seu raciocínio estava certo como ainda acrescentou que a realidade observada por ele é pior do que o mesmo esperava. Vale destacar que embora a empresa tenha registrado lucros e receitas positivas no último trimestre, houve um prejuízo de 4 milhões de assinantes naquele que hoje é o seu principal serviço oferecido: o Disney+.

Tal perda de assinantes teria sido compensada através do aumentos de preços, no entanto, o próprio Bob Iger frisou em maio deste ano que tal fator não foi o único determinante para a baixa de números. Em vez disso, o CEO destacou que pode inclusive haver espaço para novos aumentos no que diz respeito ao streaming assim como esforço para direcionar clientes para o plano suportado por anúncios, visando o alcance de lucratividade.

De acordo com as ideias expostas por Iger a Disney irá considerar o máximo de possibilidades sobre como seguir adiante com o modelo tradicional de se fazer televisão, deixando inclusive portas abertas a uma possível venda de seus canais. Nas palavras do CEO “Eles podem não ser cruciais para a Disney” ainda que o mesmo Bob Iger tenha destacado sobre o potencial criativo que foi aproveitado por tais emissoras para a casa do Mickey Mouse e sua turma.

Atualmente, a Disney detém entre seu portfólio de estações de televisão desde a rede de TV aberta norte-americana ABC até os canais pagos ESPN, FX e NatGeo. Entre as emissoras de TV que estão sob o comando da Disney ainda segundo a matéria, o canal esportivo ESPN é descrito como o que apresenta a situação mais singular. Na entrevista, Iger afirmou que a Disney estaria disposta a encontrar desde parcerias estratégicas para a criação de uma joint venture ou mesmo a venda de uma parte do canal a outras empresas interessadas.