Análise: Xenoblade Chronicles X Definitive Edition | ambicioso mundo agora no Switch

Reprodução.

Após 10 anos do seu lançamento no esquecido WII U, Xenoblade Chronicles X ganha uma versão definitiva e uma nova chance de alcançar um público maior com sua versão no Nintendo Switch. O ambicioso RPG feito pela Monolith Soft ressurge em uma versão remasterizada, com gráficos atualizados, aperfeiçoamento de mecânicas, novos personagens e história. Nesse texto eu apresento um pouco das minhas impressões após jogá-lo.

ANÁLISE:

Xenoblade Chronicles X é uma RPG de mundo aberto que se passa no planeta Mira, um mundo alienígena onde sobreviventes da Terra precisam lutar para manter a existência da humanidade. Explorar Mira é uma das principais características desse jogo e, para tanto, lhe é apresentado um mundo gigantesco repleto de mistérios e inimigos.

Ao se deparar com diversos inimigos fica evidente um ponto positivo do jogo: o combate. O jogo oferece um sistema de combate dinâmico que se baseia na escolha de técnicas e posicionamento de personagem. Seu personagem possui um ataque simples automático e diversas habilidades que recarregam de forma automática. O ponto aqui, é a necessidade de saber se posicionar nos combates e selecionar as técnicas nos momentos adequados. Além disso, como um bom RPG, o game conta com equipamentos e classes que buscam atender diferentes tipos de jogadores.

Nintendo / Divulgação

Talvez um ponto negativo seja o ritmo da narrativa. Claro que fãs da série ou de clássicos JRPG já estão habituados com ritmo mais lento no começo cujo foco é desenvolver a narrativa aos poucos a medida que as mecânicas do jogo são lentamente apresentadas. Um jogador novato que queira se aventurar por um Xenoblade precisa estar ciente de que o ritmo é mais lento. Para exemplificar, quem olha a capa ou os trailers deve ter reparado a utilização de uns “robôs gigantes” para se deslocar e voar por Mira. O problema é que isso só é desbloqueado após algumas dezenas de horas.

Como quase todos os jogos de mundo aberto de larga escala, Xenoblade Chronicles derrapa no excesso de conteúdo repetitivo e, por vezes, tedioso. Além disso, muitos elementos do combate e de missões não são explicados de forma tão clara e em alguns momentos com tutorias que se esticam tanto a ponto de afastar o jogador. E sim, esse é um pensamento que nem todo jogador terá, variando muito do estilo de gameplay em que está habituado.

Cabe destacar que o jogo não está localizado em português, o que para muitos pode se tornar em um grande empecilho.

Nintendo / Divulgação

VALE A PENA?

Xenoblade Chronicles X Definitive Edition é uma boa oportunidade dos fãs da série de revisitar o jogo aproveitando o conteúdo adicional ou pode ser o primeiro contato de muitos (afinal, poucas pessoas tiveram o WII U). Jogadores que tem dúvida se devem embarcar ou não nessa jornada devem estar cientes do ritmo lento e a falta do português. Caso isso não seja um problema, então esse é um game altamente recomendado a compor a biblioteca do seu Switch oferecendo um extenso conteúdo que vale o preço desse relançamento.

RESUMO:

Pontos Positivos:

  • Gráficos atualizados
  • Novos conteúdos
  • Combate

Pontos Negativos:

  • Ritmo lento
  • Mecânicas confusas
  • Falta de português

NOTA FINAL: 8,0

Xenoblade Chronicles X Definitive Edition já está disponível para Nintendo Switch.

*Para fins de análise, foi utilizada uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Nintendo.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*