Análise | Skull and Bones | Ame ou odeie

Reprodução.

Após anos do seu anúncio e enfrentando diversos adiamentos, Skull and Bones foi lançado oficialmente no último dia 16 para PC, Xbox Series X|S e PS5. E com tantas dificuldades no caminho, a dúvida que fica é: será que a longa espera valeu a pena? Nesse texto, apresento um pouco da minha experiência após algumas horas de jogo.

IMPRESSÕES

De acordo com a classificação do jogo, Skull and Bones é rotulado como um game cooperativo de RPG, de ação pirata e mundo aberto. Porém, apesar de apresentar alguns desses elementos, fico com uma sensação de dúvida sobre do que realmente se trata o projeto.

Para tentar entender um pouco melhor, você inicia precisando navegar pelos mares em busca de recursos e encontrar um local, Saint-Anne, que servirá de HUB. É lá que você terá acesso a vários NPCs que ajudarão na produção de barcos, armas, materiais e roupas. Além disso, a narrativa também começa a tomar corpo nesse momento.

Ubisoft / Divulgação

E apesar de apresentar uma narrativa, devo dizer que a história não me prendeu em nenhum momento. As missões, até então, se concentram em falar com a pessoa X, ouvir uns diálogos, se deslocar de barco até um ponto Y e retornar a pessoa X para concluir a missão. Sim, muitos jogos utilizam esse esquema de missões e muita gente gosta, eu incluso. Mas nesse caso, todo o processo é tedioso. Em uma determinada missão, era necessário escoltar um barco até que chegasse no seu objetivo. Foram necessários cerca de 10 minutos para isso e durante todo o processo não aconteceu absolutamente nada. Apesar disso, o momento de combate é bom e, na verdade, é a única coisa que lembra Assassin’s Creed Black Flag (jogo que serviu de origem para Skull and Bones).

Porém, mesmo o bom combate fica ofuscado no meio de uma narrativa rasa e de explorações pouco inspiradas. Em um outro tipo de missão, era necessário “pilhar” um local. Ao chegar no lugar, inicia-se uma cena mostrando a tripulação descendo do barco e invadindo o local para saquear. Nesse momento é dada uma contagem de tempo e você deverá apenas ficar navegando ao redor e eliminando possíveis reforços que tentam impedir a sua pilhagem. Jogando solo se torna monótono e por vezes complicado, mas quando você recebe ajuda ou joga em co-op, a missão se torna mais rápida e menos monótona.

Ubisoft / Divulgação

No aspecto RPG, o jogo oferece um sistema de evolução onde conforme avança, poderá produzir embarcações maiores e de diferentes tipos, armas mais poderosas além de equipamentos que podem servir como buffs. Há uma diversidade interessante para moldar seus equipamentos, seja do ponto de vista tático como do ponto de vista estético. Skull and Bones oferece ainda algumas opções de modos para o seu endgame, buscando estimular que você evolua suas embarcações, armas e se aventure em caças a animais e combates contra grandes embarcações.

CONSIDERAÇÃO FINAL

Skull and Bones pode ser um caso de “ame ou odeie” devido ao foco em ser um jogo como serviço que ofereça diversas atualizações e mantenham os jogadores engajados. No tempo em que estive jogando, o game não me convenceu em nenhuma de suas propostas. Com atualizações já programadas, e por ser um projeto em constante evolução, pode ser que no futuro a Ubisoft consiga trazer novidades e acertos que atraiam outros usuários. Mas nesse momento, o título  simplesmente não conseguiu me prender.

SKULL AND BONES está disponível para PS5, Xbox Series X|S, PC. Para fins de análise, foi utilizada a versão de PS5 do jogo gentilmente cedida pela Ubisoft Brasil.

Escrito por: Brian Robson

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*