Ziraldo, criador de O Menino Maluqinho, faleceu aos 91 anos

Reprodução.

Ziraldo, um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros, faleceu neste sábado (6) no Rio de Janeiro aos 91 anos. Segundo a familia, o quadrinista se foi dormindo em seu apartamento na Zona Sul da cidade.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 1932 em Caratinga, Minas Gerais, onde passou a infância, onde teve seu primeiro desenho publicado no jornal A Folha de Minas em 1939, com apenas seis anos. O artista começou sua carreira em 1954 no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) aos 22 anos.

Nos anos 1960 , criou A Turma do Pererê, a primeira revista em quadrinhos em cores do país, e na mesma década foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, um dos principais veículos de oposição à ditadura militar. Nos anos de 1980, criou aquele que é seu maior personagem: O Menino Maluquinho, que vendeu mais de 4,1 milhões de exemplares, ganhando filmes, uma série de TV e – atualmente – uma animação na Netflix.

Desenhista e escritor completo, trabalhou em diversos jornais e revistas publicando tiras e charges, além de ter lançado vários livros. Ziraldo ainda recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, tais como o Nobel Internacional do Humor e o Prêmio Jabuti de Literatura.

O velório de Ziraldo ocorrerá neste domingo (7), às 10h, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), localizada no centro do Rio de Janeiro. O sepultamento ocorrerá à tarde, no Cemitério João Batista.