Yuru Camp – Um moe diferente, relaxante e confortável

Por Alexandre S. Soares em

C-Station / Divulgação

Yuru Camp é uma história de cinco garotas que se aventuram no mundo do acampamento e buscam conhecer vários lugares e aproveitarem diferentes paisagens enquanto aprendem sobre este hobby e planejam suas futuras viagens juntas.

Escrita e ilustrada por Afro, a obra recebeu sua adaptação para o anime no inverno de 2018, produzida pelo estúdio C-Station. Com sua recepção imensamente agradável, influenciou milhares de japoneses a começarem a acampar no inverno e sua reputação aumentou desde então; sua sequência, Yuru Camp△ Season 2, chegou no início do ano.

É um anime moe que o foco é ensinar sobre acampamento, como encontrar o local ideal, olhar a previsão do tempo antecipadamente, materiais, como fazer uma fogueira e muito mais. Aprendemos tudo isso através das personagens principais e suas interações cômicas e saudáveis. Não é sempre que vemos um anime simples, sem uma história complexa e cheia de plot-twist — Yuru Camp nos traz isso de uma forma lenta, porém, relaxante.

C-Station / Divulgação

O anime também nos apresenta diferentes receitas locais que podem ser feitas de formas improvisadas com equipamentos de campismo, como um fogareiro a gás e ingredientes simples. Quando o modo de preparo de cada comida é mostrado, de fato pode deixar qualquer pessoa assistindo pensar em fazer igual. 

As paisagens apresentadas são de fato de lugares reais, tendo o Lago Motosu como a vista principal, algo que de fato contribuiu e muito o turismo local, tanto que a Organização da Promoção do Turismo de Yamanashi utilizou o anime como forma de publicitar a zona, com direito a um site para mostrar as localizações reais (aqui).

Personagens

Elas trazem a comédia do anime e ao mesmo tempo aprendemos com elas. Yuru Camp apesar de ter este grupo como o foco, temos a duas principais que iniciam a obra: Rin e Nadeshiko.

Rin Shima é uma garota que costuma acampar sozinha desde pequena por gostar muito da natureza e das paisagens, é quieta e muita vezes tenta parecer séria, porém conforme começa a interagir progressivamente com suas amigas, demonstra estar bem confortável ao lado delas, mesmo que opte em ir sozinha, não se importa em sair um pouco com as outras, mesmo que se sinta sozinha ao final do dia.

Nadeshiko Kagamihara é a mais energética e carismática do grupo, pode esquecer as coisas muito rápido e sua vontade de acampar nasce depois de ficar na tenda com Rin, que a acolheu durante a noite quando estava perdida. Ela está disposta a experimentar coisas novas, especialmente quando se trata de acampamentos e culinária.

C-Station / Divulgação

O anime abre espaço para as outras personagens que ajudam no lado mais cômico: Inuyama Aoi e Oogaki Chiaki, que são uma dupla divertida em que uma se preocupa bastante com equipamentos, local e até planejar uma próxima vez em que vão acampar juntas, enquanto a outra acompanha tudo e tende a trazer as outras de volta para a Terra quando agem de forma agitada e fora de controle. Saitou Ena é bem amigável, sempre foi amiga de Rin e se mostra apoiar suas amigas a todo momento, ela ainda incentivava Rin a fazer amigos a todo custo.

Acampar solo ou com amigos?

Essa é a questão que talvez muitos possam pensar quando veem o série. Rin é a única garota do grupo que gosta e por vários episódios tem seus planos de acampar sozinha, enquanto as demais buscam fazer essa atividade em equipe.

C-Station / Divulgação

Independente de como seja, sozinho ou não, a experiência de poder montar sua barraca, apreciar a vista que encontrar, conhecer pessoas.. são experiências únicas e que fazem acampamentos inimaginavelmente divertidos.

A verdade é que, entre as duas opções acima, não tem uma “correta”, mas são apenas diferentes e que apenas você pode escolher. Rin é um exemplo de que se pode praticar esta atividade solo, e para ela, isso é uma forma de apreciar a solidão e se encontrar, e ao mesmo tempo você pode se divertir com amigos e aproveitar as pequenas coisas do dia-a-dia, como piadas, planejamentos, paisagens que você vê na janela do carro, aquele miojo quente numa manhã fria, o café que você toma quando acorda, etc. 

Por fim..

Yuru Camp é uma obra no qual você pode apreciar a importância e ainda aprender sobre acampar e apreciar as próprias amizades enquanto passa a observar de um jeito diferente simples coisas do cotidiano, de uma maneira divertida e bem infantil, sem fanservice ou algo muito fora do comum. Não vale a pena maratonar porque o ritmo dos episódios é justamente para o espectador assistir com calma e sem pressa, como um K-On! ou Love Live!. É o tipo de anime que vai te motivar a tomar um café enquanto assiste o nascer do sol pela manhã e também sair para visitar lugares na sua cidade e conhecer restaurantes, cafeterias, parques, e muito mais; ou quem sabe, assistir após um dia cansativo. 

Yuru Camp pode ser conferido através do catálogo da Crunchyroll.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Comentários