YouTube anuncia o fechamento de canais que criavam trailers falsos com IA

Reprodução.

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (18) o encerramento de dois grandes canais que produziam trailers falsos para filmes, utilizando-se de inteligência artificial: Screen Culture, da Índia, e KH Studio – na Geórgia. A plataforma já havia suspendido a veiculação de anúncios em ambos os canais no início do ano.

Para reverter a falta de monetização, eles passaram a utilizar por um curto período termos como ‘trailer de fã’; ‘paródia’ e ‘trailer conceito’. Todavia, pouco tempo depois, voltaram ao comportamento original. Diante disso, a plataforma decidiu que esta atitude violava suas políticas contra spam e metadados enganosos, resultando no encerramento de ambas.

Os dois canais possuíam mais de 2 milhões de inscritos e contabilizavam mais de um bilhão de visualizações. Ao tentar encontra-los, surge a seguinte mensagem: “Esta página não está disponível. Pedimos desculpas. Tente pesquisar outra coisa“.

A Screen Culture chegou a desenvolver 23 versões diferentes do trailer de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos até o mês de março. Alguns deles chegaram a superar os números dos vídeos originais da Marvel Studios. Recentemente, fizeram também para Wandinha (Netflix) – além da futura série de Harry Potter (HBO).

Segundo investigação do Deadline, alguns estúdios como Warner Bros. e Sony pediram secretamente ao YouTube para garantir que a receita de anúncios dos vídeos com uso intensivo de inteligência artificial fosse direcionada para eles.

Na semana passada, a Disney chegou a enviar uma notificação extrajudicial ao Google alegando que seus modelos e serviços de treinamento de IA estavam infringindo seus direitos autorais em uma “escala massiva”. As produções do estúdio eram as mais exploradas pelos canais.