What if…? ganha o Critics Choice Awards 2022

Marvel Studios / Divulgação

Na noite deste domingo (13) aconteceu a 27ª edição do Critics Choice Awards, importante premiação que premia o melhor do cinema e da TV de acordo com a Associação de Críticos. O evento foi transmitido no Brasil pela TNT e teve como destaque o longa Ataque dos Cães, da Netflix.

A Marvel Studios teve algumas de suas produções indicadas, tais como Wandavision que concorria como Melhor Minissérie; Melhor Atriz em Minissérie (Elizabeth Olsen); Melhor Ator em Minissérie (Paul Bettany) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kathryn Hahn), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis também concorria em Melhores Efeitos Visuais e a série animada What if…? concorria como Melhor Série Animada.

Infelizmente, nem Wandavision e nem Shang-Chi saíram vitoriosos, porém, What if…? sim. A animação desbancou produções como Bob’s Burguers; Big Mouth e a recente Q-Force. Esta é a primeira série animada da Marvel Studios e que integra o MCU/UCM, em cada episódio uma história diferente era contada de alguma parte do enorme multiverso que faz parte da Marvel.

A Disney saiu do evento com algumas vitórias nesta edição, produções da empresa como Amor, Sublime Amor da 20th Century e Os Olhos de Tammy Faye distribuído pela Searchlight Pictures são algumas das vitórias, porém, a categoria que é o carro chefe da empresa: Melhor Filme Animado, o Mickey não teve tanta sorte, três de suas produções concorriam, sendo elas: Encanto; Luca e Raya e o último Dragão e assim como ocorreu no Annie Awards, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas da Sony/Netflix foi a grande vencedora, o que aumenta ainda mais as apostas para o Oscar deste ano.

A animação Encanto ainda concorria em Melhor Canção mas perdeu para 007 – Sem Tempo para Morrer, além de What if…? da Marvel Studios, a Disney também faturou o Melhor Figurino com seu sucesso Cruella. Pode-se dizer que estes foram os prêmios mais importantes, pois são os nomes mais fortes da empresa por serem associados automaticamente à marca.

Outro ganhador forte foi Duna, da Warner Bros., que faturou três estatuetas incluindo Melhor Trilha e Melhores Efeitos Visuais. O drama Drive my Car, filme japonês que concorre ao Oscar, foi vencedor de Melhor Filme Estrangeiro e ainda na categoria estrangeira, o grande sucesso de 2021 da Netflix Round 6 foi a série vencedora em Melhor Série Internacional e seu protagonista, o ator Lee Jung-jae saiu vitorioso na categoria Melhor Ator em Série Dramática.

A lista completa de vencedores ainda não foi colocada no site oficial da Critics Assocition, contudo, podem ser vistos em suas redes sociais oficiais.