Warner Bros. Discovery é processada por inflar os números da HBO Max

Warner Bros. Discovery / Divulgação

E não foi dessa vez que ficamos uma semana sem uma nova polêmica da Warner Bros. Discovery. Afinal, nos últimos tempos (e talvez anos?), não faltam controvérsias de bastidores, elenco, cancelamentos de produções, e até a completa remoção de conteúdos das plataformas digitais. Mas, dessa vez, a controvérsia está na administração da empresa.

Embora a fusão da WarnerMedia e da Discovery já tenha ocorrido, um grupo de acionistas resolveu processar a companhia. No processo, eles alegam que os números da HBO Max, o serviço de streaming que era originalmente da WarnerMedia, haviam sido exagerados durante as negociações.

De acordo com a ação judicial (via The Wrap), ao prestar contas sobre os números do serviço, a Warner Bros. informou que possuía uma base de 10 milhões de assinantes. Contudo, os acionistas afirmam que a empresa deixou de mencionar que parte desses usuários eram, na verdade, pessoas que possuíam acesso ao HBO Max por serem clientes AT&T. O problema é que esse tipo de usuário não paga por sua assinatura, o que causa uma distorção no número de assinantes do serviço.

E essa não é a única queixa dos acionistas. Outro ponto levantado é que a gestão da plataforma de streaming aplicava investimentos excessivos na produção de conteúdo, sem levar em conta o retorno de investimento. A estratégia da empresa era aumentar o número de assinaturas, deixando de lado as análises de custo e lucratividade, prejudicando a sustentabilidade do negócio.

Embora a Warner Bros. Discovery não tenha comentado o caso, coincidentemente, David Zaslav (CEO da companhia) realizou uma conferência com funcionários nessa quarta-feira (28). Segundo fontes do Deadline, a reunião tinha um teor conciliador. Nela, Zaslav tratou de tranquilizar as pessoas a respeito de outras polêmicas recentes, como a compra da Warner Bros. Discovery por parte da Comcast. De acordo com relatos, o CEO negou que a empresa passará por uma nova aquisição e pediu a paciência de todos nesse momento de reestruturação.

A Warner Bros. Discovery surgiu a partir da compra da WarnerMedia por parte da Discovery, Inc., em um acordo que custou US$40.4 bilhões de dólares. A fusão foi concluída em abril desse ano e, desde então, a empresa tem feito movimentos controversos (desligamentos em massa, cancelamento de projetos, remoção de conteúdos da HBO Max e outras plataformas etc.) a fim de conter custos.