
O mangá Vinland Saga, escrito e ilustrado por Makoto Yukimura, teve seu capítulo final publicado na edição de setembro da revista Monthly Afternoon. O capítulo 220 encerra a série após 20 anos de publicação.
Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), Yukimura agradeceu aos fãs por acompanharem Vinland Saga ao longo desses 20 anos. O mangaká também compartilhou a reflexão que guiou toda a narrativa da jornada de Thorfinn: “Queria contar a história do crescimento de uma criança que, através de diversas experiências, se torna um adulto. Será que consegui retratar isso como pretendia?”
“Crescer, de modo geral, acredito que significa se tornar adulto. Mas surge a dúvida: o que é ser adulto? Durante esses 20 anos desenhando o mangá, pensei muito sobre isso e cheguei à conclusão de que ser adulto é ser ‘uma pessoa gentil’… acho que é isso. Provavelmente está certo. O objetivo do crescimento é se tornar uma pessoa gentil.”
Yukimura também expressou alívio por concluir uma série tão longa, apesar de doenças e imprevistos ao longo do caminho. Sobre seus planos após o término da obra, ele comentou: “Quando eu terminar de trabalhar no volume… férias. Vou tirar uma pausa! Eba, férias de verão! Quem sabe o que vou fazer… Vou pescar, jogar The Legend of Zelda e até estudar um pouco de inglês.”
A história se passa no século XI e segue Thorfinn, filho de um dos maiores guerreiros Viking. Após a morte de seu pai, o garoto viveu sua juventude no campo de batalha para um dia cumprir sua vingança, e acaba sendo pego no meio de uma guerra pela coroa da Inglaterra.
Vinland Saga teve início no Japão em abril de 2005, na revista Weekly Shonen Magazine, da editora Kodansha. Posteriormente, o mangá foi transferido para a revista Monthly Afternoon, também da Kodansha. Atualmente, a série conta com 28 volumes compilados, sendo o 29º e último volume previsto para lançamento em 22 de setembro. No Brasil, a obra é licenciada pela editora Panini.
O anime de Vinland Saga está disponível na Crunchyroll e na Netflix, com dublagem e legendas em português, totalizando duas temporadas com 24 episódios cada. Apenas a Netflix oferece as duas temporadas dubladas, enquanto a Crunchyroll disponibiliza a versão dublada somente da segunda temporada, com um elenco diferente.
Notícias relacionadas
Demon Slayer: mangá ultrapassa 220 milhões de cópias
Mangá é publicado no Brasil pela editora Panini

