Urusei Yatsura: editora publica mangá no Brasil sem licença oficial

David Production / Shogakukan / Divulgação

Um acontecimento um tanto quanto inesperado repercutiu durante esta terça-feira (22) no mercado editorial brasileiro envolvendo a publicação de mangás. Isso porque de acordo com informações apuradas pelo site Fora do Plástico, a editora Ao Leitor Com Carinho, fundada em fevereiro deste ano, se tornou o epicentro de uma polêmica após uma decisão relacionada diretamente à comercialização do primeiro volume do mangá Urusei Yatsura, de Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, Inu-Yasha).

Segundo o que foi dito em uma entrevista dada ao portal pelo empresário a frente da iniciativa, Eric Yoshitaki, a obra foi lançada no Brasil sem o acesso oficial à licença de publicação. A decisão teria partido de um “cansaço” de Yoshitaki em entrar em contato com a companhia japonesa Shogakukan e não obter respostas satisfatórias sobre os procedimentos a serem adotados para conseguir o aval de lançamento.

Em suas palavras, Yoshitaki teria dito que: “Eu não consegui a licença, pois não consegui chegar à editora de fato. O valor que me foi passado foi por uma pessoa que se diz agente no Japão e foi muito alto e impraticável. […]  Meu objetivo com essa publicação é abrir uma fresta no mercado editorial brasileiro e sim, chamar atenção dos japoneses para mostrar que há outras editoras e projetos possíveis que eles possam querer explorar.”

Representantes do Fora do Plástico chegaram até o cerne da controvérsia após investigarem o burburinho do público nas redes sociais sobre o porquê uma editora estreante teria adquirido um título relativamente longo, inédito no Brasil e de uma mangaká renomada que teve outros mangás publicados por uma editora maior e já consolidada no mercado.

Caso a editora Ao Leitor Com Carinho persista com a empreitada, os responsáveis envolvidos podem estar sujeitos a responder criminalmente por infração à Lei Nº 9610/1998, também conhecida como Lei Brasileira de Direito Autoral. A Shogakukan ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.