O desenho Uma Família da pesada (Family Guy), exibido no Brasil pelo canal pago FX, é conhecido mundialmente pelo seu humor irreverente que nem sempre agrada a todos. Segundo informações do portal MSN Argentina, a série esta proibida de ser levada ao ar na Venezuela por causa de algumas cenas que, segundo as autoridades locais, fazem “apologia a maconha”. O governo do país anunciou que irá multar os canais que transmitam programas como este e outros que contenham o mesmo tipo de insinuação. Segundo o Ministro do interior e da Justiça, Tarek El Aissami, “Uma Família da Pesada não possui mensagens subliminares como outros programas, é apenas um desenho animado onde se incentiva o consumo de maconha, e ao mesmo tempo, defende sua legalização”.
Programas como este formam parte do que ele classifica como “acervo de propagandas” dos Estados Unidos cuja intenção é “controlar o mercado do narcotráfico” através de bases militares que querem instalar no território colombiano. As denúncias do ministro referem-se a um episódio onde o pequeno Stewie Griffin e Brian (o cachorro), cantam uma música sobre maconha chamada “A bag of Weed” (uma trouxa de maconha). Durante a música é possível ver entre outras coisas, um oficial do DEA (Departamento Anti-drogas dos EUA), acender um cigarro de maconha para um garoto com cabelo rastafari. Para o ministro, o público americano deve achar que o DEA “apóia o consumo de drogas”. “Qualquer canal de TV por assinatura que exibir programas como Uma Família da Pesada será punido por exibir conteúdo “nefasto, perverso e chocante” disse ele.
Não é a primeira vez que o governo venezuelano pega no pé de animações exibidas por canais americanos como a Fox. Em abril de 2008 um canal aberto foi obrigado a mudar “Os Simpsons” de horário por não ser adequado para crianças. Além da Venezuela, outros países do continente também se mostram críticos a este tipo animação, que já se tornaram uma referência da cultura americana. Mas antes de criticar a Venezuela por essa atitude é preciso analisar que no Brasil também passamos por um período de censura que é vista por muitos como “estupidez do governo”. Começou aos poucos e logo veio a classificação indicativa, e daí foi um passo para prejudicar a exibição de certos programas (principalmente os animes) e agora chegou ao nível que está.
Isso tudo por que o Brasil, tido como o único país da América Latina onde a TV possuia total liberdade, cedeu a um falso moralismo e a hipocrisia. Curiosamente os mesmos homens que estão por trás destas idéias, assim como estes pais que se preocupam com o que seus filhos assistem, viveram em tempos onde a censura teve sua ascensão e queda e agora, estão trazendo-na de volta. É possível até dizer que graças a tantas “cismas” dos governos da nossa região, os canais deixaram de investir em certos tipos de programas e o exemplo mais famoso é o Cartoon Network que para evitar problemas como o que aconteceu com o Adult Swim (criticas de pais no Chile, explicações de um representante do CN em Brasília a respeito do programa), mudou o bloco de canal para evitar futuros aborrecimentos e agradar a todos. Nos queixamos dos americanos com seu moralismo e censura, mas será que somos tão diferentes ou piores do que eles? É um caso a pensar.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.