Tokyopop encerra suas publicações nos Estados Unidos

A distribuidora de mangá Tokyopop, anunciou o fim de suas operações nos Estados Unidos neste último sábado, 15. A empresa vai fechar sua sede em Los Angeles, Califórnia, no dia 31 de maio, contudo, publicações e uma divisão de produção cinematográfica na Europa permanecerão ativas. Um representante da assessoria emitiu um comunicado dizendo que “a Tokyopop irá anunciar o futuro de títulos específicos e outros lançamentos nas próximas semanas.“.

Originalmente fundada sob o título de Mixx em 1997, a Tokyopop foi a responsável por trazer os mangás de Sailor Moon ao mercado norte-americano. Outras obras publicadas pela distribuidora incluem Cardcaptor Sakura, Fruits Basket, Hetalia: Axis Powers, Love Hina, Sgt. Frog e muitos outros. Também foi a idealizadora do reality America’s Greatest Otaku, realizado em fevereiro de 2011.

As causas que levaram à falência da empresa são originadas de diversos meios. Em 2008, cortes e uma significativa reestruturação foram feitas em seu formato, e em 2009, sofreu com a perda de todos os acordos de licenciamentos com a editora japonesa Kodansha. Demissões assolaram a distribuidora recentemente, resultado da falência da famosa rede de livrarias americanas Borders.

Quatorze anos depois, estou me rendendo. Juntos, nossa comunidade tem combatido a boa luta, e, como resultado, a ‘Revolução Mangá’ venceu – mangá se tornou uma parte onipresente da cultura pop global. Estou muito orgulhoso do que viemos fazendo, e o incrível grupo de fãs apaixonados que servimos ao longo do caminho.“, declarou Stu Levy, diretor da Tokyopop, em um comunicado oficial no site da companhia.