Toei: resultados financeiros, América Latina e planos para 2019

Toei Animation / Divulgação

No último dia 16 de maio, a Toei Animation publicou seus resultados financeiros do último ano fiscal japonês (abril de 2017 à março de 2018), e como temos feito anteriormente, falaremos dos pontos de destaque, e que incluem a América Latina. Um dos destaques é que as vendas e lucros registraram números substanciais de recorde, os direitos do jogo Dragon Ball Z Dokkan Battle no Japão e exterior são muito lucrativos, e a empresa também recebeu muito dinheiro proveniente de vendas e distribuição de vídeo para a China.

Também se destaca:

  • O sucesso de One Piece Film Gold (2016), que não foi superado por nenhum outro filme.
  • Animes para TV perderam força (no Japão), devido à franqueza geral do mercado de Televisão, que sofreu uma diminuição substancial.
  • As vendas de conteúdo de vídeo no exterior aumentaram, graças ao público chinês.
  • Os licenciamentos de direitos autorais (no Japão) aumentaram com o jogo Dragon Ball Z Dokkan Battle, que teve grande desempenho positivo.
  • Os licenciamentos de direitos autorais no exterior aumentaram significativamente pelo jogo Dragon Ball Z Dokkan Battle, e por múltiplos contratos com a franquia “One Piece” no mundo dos jogos.
  • As lojas Precure Pretty Store obtiveram bons resultados, mas não superam os lucros do fenômeno que foi One Piece Film Gold (2016).
  • Nota-se que não há nada relacionado a Cavaleiros do Zodíaco, e One Piece mostrou um ligeiro declínio nas vendas em relação à períodos passados.
  • Em geral, a proporção de lucros de negócios e vídeo pioraram no mercado japonês, mas melhoraram fortemente no exterior, com os licenciamentos, gerando alta rentabilidade para a companhia.

    Reprodução.

  • As despesas gerais e administrativas de vendas aumentaram devido ao crescimento de gastos com pessoal, custos de operação de novos estúdios etc.
  • Espera-se que o filme de Dragon Ball Super alavanque sua arrecadação.
  • Espera-se uma diminuição substancial nas animações para TV (no Japão), devido à incerteza sobre as previsões de pedidos para a produção de conteúdo para eventos específicos.
  • Espera-se uma redução substancial das receitas devido à publicação de novos títulos (maior oferta) e à contração do mercado.
  • Exibições de filmes no exterior seguem mantendo números fortes, gracas aos direitos de distribuição para a China, embora não se espera que isto mude, devido a uma queda nas vendas pelo final de Dragon Ball Super.
  • Espera-se que “Outros” diminua devido à baixa venda de títulos existentes para direitos de distribuição internacional.
  • Uma queda substancial no licenciamento de direitos autorais no exterior está prevista, devido a possíveis reações do mercado, pelos múltiplos contratos de jogos e aplicativos One Piece.
  • Embora exista uma campanha para o lançamento do filme de Dragon Ball Super, espera-se uma queda nas vendas totais.

Plano de trabalho (ordem cronológica):

  • Estreia do filme de Mazinger Z – Infinity (no Japão) em 13 de janeiro.
  • Lançamento de Dragon Ball FighterZ (mais de 2 milhões de unidades vendidas), a partir de 1º de fevereiro deste ano.
  • Hugtto! PreCure começou a ser transmitido na TV em 4 de fevereiro.
  • Abertura de Pretty Soldier Sailor Moon The Miracle 4-D (de 16 de março a 24 de junho).
  • Estreia do filme Pretty Cure Super Stars!  (17 de março).
  • Lançamento do jogo para browsers (PC) Dragon Ball Z X Keeperz (ocorreu em 20 de março).
  • GeGeGe no Kitaro começou a ser transmitido na TV (1º de de abril).
  • Estreia na América Latina de Mazinger Z – Infinity (ocorreu abril de 2018).
  • Digimon Adventure tri começou ser exibido em 5 de maio.
  • Jogo para HTML Calendário de lançamento de Dragon Ball Z Bucchigiri Match (primavera de 2018).
  • Sailor Moon Asia Pop-up store patrol (verão de 2018).
  • Oshiri Tantei irá vai ao ar todos os sábados (de 14 de julho a 25 de agosto).
  • Lançamento do jogo de aplicativo de Dragon Ball Legends (carrega um registro de mais de 3 milhões de usuários) para todo o mundo (verão de 2018).
  • Tour de Dragon Ball Super “Soul Nation” pela América do Norte (verão de 2018).
  • Estreia do filme de Dragon Ball Super (14 de dezembro).
  • Jogo de aplicativo de Digimon ReArise programado para ser lançado em 2018.
  • Jogo de aplicativo de China Lion Z Z Awakening (decorrer de 2018).
  • Lançamento de One Piece World Seeker (decorrer de 2018).
  • Teste beta fechado de jogo de aplicativo na China (decorrer de 2018).
  • Lançamento de jogo de aplicativo na China (decorrer de 2018).
  • Data de lançamento do jogo de aplicativo de Digimon na China (decorrer de 2018).

Esforços para o crescimento a médio e longo prazo:

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  • O mercado da indústria de animação doméstica está se expandindo, devido ao crescimento exponencial de dispositivos inteligente, aumento de vendas de aplicativo, tanto no mercado local como no exterior.
  • O mercado de direitos de comercialização (jogos etc), exceto de aplicativos e distribuição, tende à contrair-se.
  • É necessária uma mudança no esquema comercial para todo o ambiente de mercado.

Animes transmitidos atualmente no Japão:

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Novos projetos:

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E a América Latina?

Como foi visto, a América Latina foi considerada um dos pontos importantes para a estreia de Mazinger Z – Infinity, e nos gráficos também são considerados os lucros que isso representou em venda de conteúdo, distribuição, licenciamento, jogos e aplicativos para uso doméstico, entre outros:

Os resultados foram apresentados no último dia 16 de maio, e a empresa os disponibilizou publicamente em seu site, e podem ser consultados através deste link (em formato .rar).