Toei Animation: produtor comenta sobre diferenças entre os animes e animações da Disney

Reprodução.

O produtor veterano da Toei Animation, Shinji Shimizu, que trabalhou nos filmes Dragon Ball Z: Batalha dos Deuses; Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza; One Piece: Film Red e One Piece: Film Gold, comentou em uma recente entrevista sobre a popularidade dos animes no ocidente – superando as produções animadas da Disney. (via: CBR).

Para Shinji, as produções da Disney “devem sempre ter um final feliz“, diferente dos animes onde a narrativa torna-se um pouco mais complexa e podem oferecer diversas nuances, como um personagem morrendo ou o vilão acabar se tornando um herói:

O anime japonês é feito de uma forma que até os adultos conseguem entender, como um personagem principal morrendo no meio do caminho, ou um personagem considerado um vilão que se torna um herói“.

O executivo, que atualmente age como consultor na Toei, inicialmente visualizou esta mudança de gostos na Europa, onde crianças da Itália e França se viam interessadas em animes como Super Campeões e Sailor Moon: “Meninos na França e na Itália reconheceram que o anime japonês era diferente da Disney“.

De fato, as animações japonesas vem conquistando um grande espaço com o público internacional e, de acordo com a Associação de Animações Japonesas (AJA), o mercado externo de animes ultrapassou as vendas domésticas do Japão no ano de 2023, respondendo por 51,5% de um mercado global e um recorde de US$ 21,27 bilhões.