Toei Animation é processada por direitos autorais em Cavaleiros do Zodíaco

A Toei Animation anunciou nesta última terça-feira (8) que um americano chamado Isaac A. Potter Jr. entrou com uma ação contra a subsidiária americana do estúdio, Toei Animation Icorporated (TAI), a respeito dos direitos relacionados a Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya). O processo foi auditado em 9 de dezembro de 2010 na Justiça Federal para o distrito de Columbia, nos Estados Unidos.

De acordo com Potter, a empresa violou direitos autorais (copyright) e de bens em relação à marca Saint Seiya. Ele acusa o estado e a Toei por danos e utilização ilegítima da propriedade intelectual, reclamando por uma quantia milionária de indenização. A TAI recebeu um documento oficial com esta procuração.

A empresa tomou parte no assunto e declarou que o acusador não tem uma base sólida para tais acusações e acredita que o tribunal encarregado do caso vai vetar o pedido. Por outro lado, dizem que estão dispostos a enfrentar o processo judicial. Caso isso aconteça, tentariam prender o acusador, adverte a empresa através de um comunicado oficial.

A Toei não divulgou oficialmente o motivo do processo, mas informações extra-oficiais indicam que o nome da série nos Estados Unidos, Knights of the Zodiac, estaria envolvido no entrave judicial. Isaac e seu irmão Samuel J. Potter teriam registrado na década de 90 o título Zodiac Knights 2000, sendo posteriormente lançado um livro, intitulado Zodiac Knights 2000 Featuring Creatures of the Knights: Creatures of the Knights.