The Walt Disney Company: Ike Perlmutter vendeu suas ações na empresa

Disney / Divulgação

Meses após apoiar uma reorganização no conselho da The Walt Disney Company, que acabou fracassando, o acionista e ex-presidente da Marvel Entertainment – Ike Perlmutter – vendeu todas as suas ações da empresa. (via: Wall Street Journal).

Ike liderou a Marvel no início da criação do universo expandido cinematográfico da empresa e ficou conhecido por se mostrar contra a produção de filmes com protagonismo diverso, com mulheres ou pessoas de diferentes etnias assumindo tal posição. O executivo foi demitido pela Disney meses após o retorno de Bob Iger como CEO, no final de 2022. Bob comentou:

Ike e Nelson Peltz estavam trabalhando juntos para tentar reunir o conselho ou convencer o conselho a colocar Nelson no conselho. Compramos a Marvel em 2009. Prometi a Ike o trabalho que continuaria comandando a Marvel depois disso. Não para sempre, necessariamente“.

Ike Perlmutter se uniu novamente a Nelson Peltz para tentar conseguir dois assentos no conselho de administração da Disney. Nelson lançou sua campanha ativista em janeiro e Ike havia prometido suas ações como parte da batalha por procuração.

Depois de uma campanha de ambos os lados, Bob Iger venceu a votação dos acionistas em abril deste ano, na qual Nelson Peltz obteve apenas cerca de 30% dos votos que buscava para seu assento no conselho e Rasulo perdeu a votação por uma margem de cinco para um. Depois disso, Nelson teria se desfeito de toda a sua participação na Disney, avaliada em US$ 1 bilhão.

Desde então, Ike Perlmutter vendeu toda a sua participação na empresa de 25,6 milhões de ações. O mesmo disse ao The Wall Street Journal que sua retirada se deve ao fato de não confiar na administração atual, porém, ele pode voltar a comprar se as ações caírem para entre $65 e $75. As ações da Disney são negociadas neste momento, 23 de julho de 2024, com queda de 3%, a US$91.