Team Loco: conheça o novo projeto da equipe por trás da Locomotion

Team Loco - Locomotion

Divulgação. © Team Loco

Após a grande repercussão da entrevista exclusiva que o ANMTV fez com Rodrigo Piza, ex-gerente geral do extinto canal Locomotion, muitas pessoas começaram a se perguntar se de fato o canal realmente poderia voltar a existir algum dia, e a resposta para essa pergunta é sim.

De fato, a Locomotion está em vias de renascer, mas de outra forma, neste caso via streaming e mantendo o mesmo DNA que fez do canal um sucesso anos atrás. Seu nome será Team Loco.

A equipe que trabalhou no canal, vem anunciando há meses que estão envolvidos num novo projeto que deve agradar em cheio aos mais nostálgicos. Trata-se de uma plataforma de vídeos que terá animes, animações originais, e ainda irá possibilitar a participação dos usuários. Ainda sem data de lançamento definida, a novidade vai estar disponível no Brasil e demais países da América Latina. A equipe esteve recentemente numa feira de TV atrás de conteúdos para o novo canal.

Na entrevista cedida pelo porta-voz do Team Loco, Rodrigo Piza, você vai ficar por dentro de tudo sobre o retorno da Locomotion via streaming e o que esperar de tudo isso. O que deve causar uma grande polêmica é o fato de que a plataforma vai trabalhar com fandubs, e isso por si já se tornou um tema de discussão recorrente nas redes sociais.

Confira abaixo todos os detalhes:

 

ANMTV: Em que se trata o novo projeto? Qual será o nome?

Rodrigo: Nosso novo projeto se chama Team Loco e consiste em uma continuação do espírito do que era a Locomotion, em uma versão online da qual será lançada em duas fases. A primeira fase que começa em alguns meses é uma divertida plataforma social onde todos podem participar do processo criativo de forma gratuita. A segunda fase consiste na inclusão da plataforma de vídeo e inscrição da qual também já estamos desenvolvendo.

 

ANMTV: Quem ou o que está por trás do projeto Team Loco? Há alguma empresa envolvida?

Rodrigo: Tudo o que estamos criando saiu de forma muito natural e por meio de contatos que fizemos por Facebook. Não há nenhum envolvimento corporativo por trás desta nova iniciativa, estamos fazendo com nossos próprios recursos e de forma colaborativa. Somos os mesmos que estavam na Locomotion quando fechou e nesta nova etapa se uniram artistas que cresceram e foram influenciados pela Locomotion, que agora fazem parte deste novo “Team” e desenvolveram as peças criativas, animação, design e programação web.

 

ANMTV: Em que se diferencia o projeto Team Loco da Netflix, Crunchyroll e outras plataformas já existentes?

Rodrigo: Não temos nada de ruim para falar sobre esses serviços, que são excelentes, nós mesmos somos clientes. Esses sites são enormes e tem que entreter uma ampla audiência porque são esses os desejos corporativos, que obedecem aos interesses econômicos. O que esses grandes serviços oferecem é uma boa versão moderna de uma locadora, onde entra e escolhe o que quer assistir, resultado numa experiência isolada.

Nós não querermos fazer uma loja de vídeo, buscamos modernizar o que era Locomotion, um conceito ao redor de um ecossistema com experiências para colaborar com gente criativa e ser uma plataforma para novos talentos enquanto nos divertimos assistindo uma seleção de conteúdos animados escolhidos a dedo para um público que busca algo mais seleto.

Em termos de proposta visual estamos criando um conceito de design multiplataforma (Smart TV, smartphones, tablets, computadores), que é tecnologicamente diferente de uma locadora de vídeo e que inclui animações originais, curtas, música, arte que se mistura com a programação para gerar uma mensagem que abra mentes, sem censura e que ainda se possa se ver no horário mais conveniente. Mais detalhes dessa fase serão revelados quando chegarmos nesta parte do projeto.

 

ANMTV: Sobre a disponibilidade na região, será incluído Brasil e ilhas do Caribe?

Rodrigo: Sim, incluirá Brasil e ilhas do Caribe, desde que não sejam pertencentes aos Estados Unidos ou países europeus.

 

ANMTV: A respeito do preço, terá algum custo para o usuário ou será gratuito? Quais serão os métodos de pagamento?

Rodrigo: O preço será anunciado na segunda fase e a prioridade seria cartão de crédito, mas estamos integrando outros sistemas de pagamento como PayU, Paypal e Rapipago porque queremos que seja o mais conveniente possível para todos terem acesso.

 

ANMTV: Qual será o público alvo deste novo serviço e que tipo de conteúdo terá? Será focado 100% em animes ou poderemos encontrar conteúdos como doramas, tokusatsu e animação ocidental?

Rodrigo: Team Loco gira ao redor da animação em todas as suas formas, sempre que seja para um público mais velho e aplicaremos os mesmos critérios de antes, que se baseiam em mostrar boas histórias, personagens complexos e todo o tipo de gênero, como comédia, ação e terror. Claro que queremos explorar o mundo dos curtas experimentais, animação de qualidade e de todas as propostas visuais. Além disso, queremos incluir filmes asiáticos e latinos que nos pareçam interessantes.

 

ANMTV: O conteúdo será legendado ou dublado?

Rodrigo: Estamos abertos para ambos. As novas tecnologias nos permitem escolher como queremos assistir e tudo será com base no que esteja disponível. Os novos conteúdos poderemos legendar, dublar ou ambos, tudo dependerá do momento e o que o conteúdo requer, incluindo “fandubs”.

 

ANMTV: Poderemos encontrar no novo projeto animações clássicas ou unicamente recentes?

Rodrigo: De tudo, há muitas joias que ainda não viram a luz do dia e coisas novas que poderiam ser boas para o Team Loco. Também vamos resgatar coisas que já transmitimos e o público gostou.

 

ANMTV: Vocês estiveram na MIPCOM. O que pode nos contar a respeito?

Rodrigo: Nesta MIPCOM compartilhamos nossos planos com todas as distribuidoras e produtoras, das quais nos deram seu total apoio e realizamos acordos preliminares. Já contamos com uma vasta variedade de conteúdos que podemos começar a selecionar.

 

ANMTV: Existe uma data prevista para o lançamento do projeto?

Rodrigo: No momento não, estamos desenvolvendo a primeira fase, da qual deve estar pronta dentro de alguns meses e talvez até antes do final deste ano. Uma vez lançada esta parte do projeto, começaremos a preparar a segunda fase de inscrições e conteúdo para 2016.

 

ANMTV: Que mensagem você deixa para os leitores que ainda não estão 100% convencidos do projeto Team Loco?

Rodrigo: Estamos contagiados pelo fervor que existe ao criar algo novo, da mesma maneira que os estúdios e distribuidores estão prontos para lançar Team Loco. Graças as redes sociais, conseguimos nos conectar com muitas pessoas interessadas em participar e os convidamos para formar parte da primeira fase do projeto, para que façamos juntos Team Loco uma realidade. Será um novo meio do qual está sendo criado de forma social e pelo espírito da Locomotion que vive dentro de todos nós.