Superman vs The Elite: animação é melhor que a HQ

Superman vs The EliteSuperman vs The Elite (Superman Contra A Elite, como ficou nomeado na dublagem) é uma das poucas adaptações em que se pode dizer que superou a obra original. Baseada em Olho por Olho? (What’s so Funny about Truth, Justice & the American Way?), especial lançado na revista Action Comics #775, a animação explorou melhor a história e deixou menos superficial, coisa que seria impossível de se fazer em apenas 40 páginas da HQ.

Um dos pontos fortes do filme está na clara homenagem aos desenhos e quadrinhos antigos do herói, o que se encaixa perfeitamente no confronto de ideais apresentado. O seu traço, que inicialmente foi durante criticado pelos fãs, consegue dar trazer um ar retrô com o queixo avantajado do Superman e ao mesmo tempo dá conta do momento surtado dele.

 

A história – com spoilers

Um grupo de anti-heróis denominado A Elite surge em cena e entra em conflito com Superman. Enquanto o eterno bom moço apenas prende os vilões, eles decidem acabar de vez com os problemas e executam quem sair de linha, o que faz a opinião pública apoiá-los. Seriam os ideais do último filho de Krypton ultrapassados?

Capa do DVD Superman Vs. The Elite em português

No entanto, aos poucos A Elite começa a mostrar que está ficando fora de controle. Além de eliminar quem confrontá-los, mata governantes considerados por eles corruptos e a única regra que seguem é: quem tem o poder faz as regras. Quando Superman confronta a equipe liderada por Manchester Black, eles o convidam para um acerto de contas, bem no estilo “te pego depois da escola”.

Quando chega à hora marcada para o combate, Superman pede para que a luta não aconteça na Terra e eles vão para a Lua, com tudo sendo transmitido em todos os canais de TV. Enquanto Black dá uma lição de moral, o herói kryptoniano é massacrado e supostamente é derrotado. Porém, ele não morre e volta de um jeito nunca visto antes: surtado e querendo abater esses “animais”.

Aos poucos, Superman vai matando cada um da Elite. Primeiro, Zoológica (Menagerie) é envenenada, depois é a vez do Chapéu (Hat) ser asfixiado, mas, antes de a matança continuar, Manchester Black e Fusão a Frio (Coldcast) voltam para a cidade tentando impedir a ação de Superman usando os civis como escudo. Logo sobra apenas Black, que em seguida perde seus poderes com uma lobotomia.

Agora, Manchester Black e as pessoas que assistem ao embate dizem que Superman não é assim, que ele deve voltar a ser o velho escoteiro de sempre e parar. Porém, tudo não passou de uma encenação do herói, para mostrar que seus ideais não estão ultrapassados. Ninguém da Elite morreu; apenas foram levados presos e já estão em recuperação.

Superman não apenas mostrou aos fãs na ficção, mas também ao telespectador/leitor da vida real que o seu jeito de bom moço ainda tem lugar nos dias atuais.

 

Character design

Superman vs The Elite: HQ e Animação

Diferenças entre a animação e a HQ

Fora a mudança de traço em relação aos quadrinhos, a caracterização dos personagens foi bem fiel. As únicas mudança estão nas aparências da Zoológica e do Fusão a Frio, que teve o uniforme substituído pela versão apresentada em Liga da Justiça Elite (Justice League Elite).

 

Dublagem

A dublagem brasileira do filme não decepcionou. Guilherme Briggs novamente foi bem como Superman, distinguindo com precisão as mudanças de humor do personagem, e Alexandre Moreno caiu como uma luva no papel de Manchester Black. A única perda em relação à versão americana está no sotaque de Black, que é britânico.

 

Vale a pena comprar?

Para quem gosta de quadrinhos e de um bom longa de animação, com certeza vale adquirir o DVD. Superman vs The Elite é uma das melhores adaptações da DC Comics produzida pela Warner Bros. Animation nos últimos tempos.

Não é preciso ser leitor de quadrinhos para entender o filme. A Elite é muito bem apresentada, até com mais background que na versão original, e todos já conhecem a história de Superman.