Streaming: Brasil é apontado como o país com maior número de serviços na América Latina

Reprodução.

De acordo com informações contidas em um relatório divulgado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Brasil é o país que concentra a maior oferta de serviços de streaming entre todos os que compõem a região continental conhecida como América Latina. As informações foram obtidas através de um estudo creditado às agências BB Media, DEG Internacional e BASE sobre fenômenos referentes ao cenário global de entretenimento (via Tela Viva).

Segundo a análise, há ao todo em território nacional 137 serviços em operação que somam juntos uma quantidade total de 139 mil filmes e em torno de 32 mil produções seriadas entre séries, seriados, documentários, animações, reality shows e outros programas. Dos mais de 100 streamings ativos, 56 são de origem brasileira, e apenas no início de 2023 inúmeras novas plataformas fizeram sua estreia no mercado brasileiro tais como Bloomberg Originals, EiTV Play, Canela Kids e UFC Fight Pass.

No que diz respeito a de onde vem os conteúdos audiovisuais consumidos por espectadores do Brasil, a pesquisa destacou que a maioria provém dos Estados Unidos, que ocupou o equivalente a 11% em termos numéricos enquanto na vice-liderança do posto, aparece a Índia que é seguida por Reino Unido no terceiro lugar, França em quarto e só então o Brasil, na quinta posição. A Netflix é o streaming apontado como a plataforma que mais oferece produtos audiovisuais locais, contando hoje com 161 títulos. Globoplay e Amazon Prime Video aparecem em segundo e terceiro lugares nos dados referentes à estatística apontada.

Entre as plataformas com maior alcance de usuários brasileiros, a Netflix é listada como a mais bem sucedida com 29% enquanto o Prime Video é mostrado como segundo colocado com 22%. Disney+ e Globoplay figuram na terceira e quarta posição quase empatados por uma diferença de apenas 1% com os valores de 12% e 11% respectivamente.

Apesar da farta oferta de serviços, a pirataria e o compartilhamento de contas não passaram despercebidas pelos dados registrados no informe e seguem como os maiores problemas a serem enfrentados pelas plataformas em suas atuações dentro do país. Foi destacado que 3 em cada 10 consumidores afirmam ter acesso a produções por vias não oficiais, o que em termos numéricos equivaleria a 29% do público consultado. Já no que se refere à dividir contas de serviços entre usuários, Netflix, Max e Disney+ constam entre os serviços que mais contabilizam o hábito de consumo, totalizando juntos 37% dos valores.