Sonic: Takashi Iizuka comenta sobre como a franquia recuperou sua relevância

Reprodução

Em entrevista para o site Eurogamer, o produtor e designer de jogos Takashi Iizuka, principal nome por trás da equipe Sonic Team, resolveu dar sua própria opinião sobre como a franquia Sonic superou uma fase difícil nos últimos 10 anos, voltando a ganhar relevância em meio à cultura pop em nível global no seu momento atual.

De acordo com Iizuka, quando ele se mudou de Tóquio para Burbank, nos Estados Unidos, ele já vinha percebendo que uma parcela do público americano já não via com bons olhos a marca, tecendo duras críticas ao que vinha sendo lançado e que apenas quando ele pôde mudar-se para Los Angeles, iniciou um movimento para restaurar a imagem do velocista azul da Sega que vinha ficando cada vez mais desgastada pela má aceitação de alguns dos produtos lançados na época.

O começo dessa iniciativa teria ocorrido quando Iizuka delegou a fãs a criação de um jogo do personagem, que seria Sonic Mania, supervisionando a produção diretamente junto ao Sonic Team. O outro ponto de virada para a carreira do ouriço ocorreu quando no cenário de quadrinhos, a Sega encerrou o contrato com a Archie Comics e repassou os direitos de licença à concorrente IDW, que trouxe a proposta de histórias alinhadas diretamente aos eventos do cânone dos jogos.

E por fim, a própria Sega teria começado a perceber que os tempos estavam ficando definitivamente mais favoráveis para o seu principal mascote quando se deparou com o inesperado sucesso da visual novel The Murder of Sonic Hedgehog, lançada sem muita divulgação como uma brincadeira de 1º de abril em 2023 para Windows e MAC.

Entre alguns dos próximos projetos envolvendo Sonic que poderão ser conferidos ao longo de 2025, estão previstas uma colaboração com o jogo de cartas colecionáveis Magic The Gathering, que ocorrerá em meados do mês de julho, e a chegada do jogo de corrida Sonic Racing: Crossworlds em setembro, que promete se diferenciar do último Mario Kart e contará com um elenco de personagens amplamente variado, que abarca não só outras franquias da Sega, como também da subsidiária Atlus, além de collabs com outras marcas famosas, tais como Minecraft, Hatsune Miku e até mesmo Bob Esponja.