Shueisha envia aviso de direitos autorais de seus mangás

Shueisha / Divulgação

A poderosoa editora japonesa Shueisha começou a enviar nesta sexta-feira (8), para redes sociais e Youtubers, avisos de direitos autorais por estarem utilzando imagens ou algo próximo do que aparece nos mangás que estão sobre sua autoria. Até o momento da publicação desta notícia, a lista de ataques da Shueisha tem como alvo os seguintes mangás: One Piece, Bleach, Jujutsu Kaisen, Haikyuu !!, Food Wars – Shokugeki no Soma, Dr. Stone, Saiki K, Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Death Note, Kuroko no Basket, My Hero Academia, Naruto, Boruto, Dragon Ball, Jojo’s Bizarre Adventure e Black Clover. Além destas, outras obras publicadas pela editora podem estar sofrendo avisos de direitos autorais.

Esta situação tem a ver com a nova lei de direitos autorais no Japão, que começou a ser válida a partir do dia 1º de janeiro de 2021, onde a Shueisha, usufruindo da situação, começou a eviar tais comunicados de direitos autorais em massa para diversas plataformas. Os ataques também chegaram ao Twitter, onde a empresa proibiu qualquer fanart, Gif ou adjacências de todas as suas obras que foram listadas anteriormente, e isso acabou fazendo com que diversos usuários relataram bloqueios por conta das postagens.

Até o momento, a Shueisha ainda não se pronunciou a respeito desta ação, porém é de se esperar que não seja algo meramente temporário. Já faz alguns anos que a editora busca lutar contra qualquer tipo de conteúdo que possa violar os direitos autorais da empresa com base em suas franquias mais conhecidas, e parece que 2021 será o ano derradeiro para isso acontecer.