Shadows House: um (ótimo) anime de mistério e suspense

Por João Gabriel em

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Produzido pelo estúdio CloverWorks, Shadows House é a adaptação em anime do mangá, de mesmo nome, escrito e ilustrado por So-ma-to desde setembro de 2018 na revista semanal Weekly Young Jump da editora Shueisha. Na história, os membros da nobre família “Shadow” não possuem rostos, sendo assim, praticamente, “sombras”. Por esse motivo, todos os membros desta família possuem um boneco vivo criado com o intuito de serví-los, limpando seus quartos e sendo o seu “rosto”. Emilico, a protagonista, é uma dessas bonecas. Enquanto serve sua mestra, Kate, ela vai descobrindo aos poucos os obscuros segredos desta família.

Esta foi a sinopse de um anime pouquíssimo comentado durante sua exibição na Temporada de Primavera 2021, mas que teve uma incrível produção e uma intrigante história que não pode passar despercebido.

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Em tempos onde só se fala em obras shōnen, é difícil encontrar algo que seja incomum e interessante, ao mesmo tempo. Felizmente, a adaptação em anime de Shadows House surgiu nesta Temporada de Primavera e surpreendeu (muito)! Com uma trama que não fica presa em sua breve sinopse, a obra vai muito além do esperado e impressiona os telespectadores. Em seus primeiros minutos, somos jogados em um universo totalmente desconhecido e complexo, mas cheio de informações subliminares. Fazendo com que, junto de Emilico, tenhamos que juntar as peças do imenso quebra-cabeça que é a história de Shadows House.

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Mistérios, mistérios e mais mistérios, essa palavra resume perfeitamente Shadows House. Não havia assistido algo tão “misterioso” desde o clássico anime que me fez ter medo de guarda-chuvas, Another. A origem das sombras é um destes grandes mistérios. Nos é revelado que o líder da família Shadow é a sombra intitulada “Lorde Avô”. Permanecendo em segredo com pouquíssimas aparições, a curiosidade dos telespectadores é fomentada cada vez mais em busca de pistas para encontrar a “chave” para as respostas deste personagem.

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Além deste, outros incontáveis mistérios residem na Mansão Shadow. Cercada por uma densa neblina, é estritamente proibido deixar esta imensa residência, tendo diversas armadilhas localizadas em suas saídas, assim como não é permitido circular entre as alas da mansão, devido a hierarquia. Durante o decorrer do anime, apenas a 1ª ala, destinada as sombras “novatas”, foi bem explorada e as outras seguem um grande mistério. A Mansão Shadow é a ambientação perfeita para uma obra de suspense!

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

A relação entre as sombras e seus bonecos vivos também é motivo de curiosidade. A função dos bonecos vivos é explicada logo no começo, sendo ela: servir a família Shadow lealmente. Um boneco vivo deve ser o reflexo exato de seu mestre, as características únicas de cada boneco não são incentivadas e devem ser eliminadas. Sendo que aqueles que não forem competentes em suas funções são eliminados no intrigante teste, denominado “debute”.

O “debute” é aquele pequeno clímax que toda obra possui para manter a audiência. Felizmente, ele cumpre seu papel deixando os nervos a flor da pele e mantendo minha curiosidade durante todo o teste desejando descobrir se alguém seria eliminado.

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Outra função de um boneco vivo é realizar a limpeza da mansão, mas não uma limpeza qualquer, eles devem limpar o misterioso “pó preto”, chamado de “fuligem”, expelido pelas sombras. Caso não retirada, a fuligem se torna totalmente maléfica podendo causar estranhos acontecimentos, inclusive uma espécie de “possessão”. Este misterioso “pó preto” é mais um ótimo elemento nesta trama que ajuda a manter o constante clima de tensão no ar!

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Como já mencionado, as características únicas de cada boneco vivo não devem ser incentivadas, visando aumentar sua semelhança com seus mestres, mas o grupo principal, especialmente nossa protagonista, possue personalidades únicas se comparados as suas sombras. Isso faz com que sejam alvos do alto escalão da família Shadow, portadores de grandes segredos e respostas.

Shueisha / CloverWorks / Divulgação

Por exemplo, Emilico, é uma personagem “super” carismática, mesmo essa não sendo uma personalidade comum em obras deste gênero, enquanto sua mestra Kate é quieta e um pouco “calculista”, totalmente diferente de seu boneco vivo. Possuir personalidades totalmente diferentes neste universo é interessante e emocionante. Os personagens de Shadows House não deixam a desejar, isto é um ótimo ponto positivo para qualquer obra!

Para finalizar, além da história, a produção caprichou na animação e trilha sonora deste (maravilhoso) anime. Sua OST (Original Soundtrack) mescla perfeitamente com a qualidade de cada quadro e aumenta toda a tensão dos acontecimentos. Seu tema de abertura é bem incomum, sendo, literalmente, apenas ritmo, sem nenhuma letra sequer. Contudo, seu tema de encerramento, digno de deixar os pelos em pé, é absurdo (de bom), chamando toda a atenção para si. Interpretado por ReoNa, NaiNai é a música do momento em minha playlist.

Se você está buscando por um anime curto de suspense/mistério, com um clima misterioso, ótima trilha sonora e personagens intrigantes, vá correndo maratonar Shadows House na Funimation! Não irá se arrepender!

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV*
Comentários