São Paulo: time brasileiro lança vídeo com cenas de anime para celebrar 30 anos de título mundial

SPFC / Divulgação

Através de suas redes sociais durante a última sexta-feira (12), o São Paulo Futebol Clube (SPFC) divulgou uma peça publicitária em que celebra o aniversário dos 30 anos da conquista de seu primeiro título de Campeão Mundial, obtida no Japão em 1992 sob o comando do técnico Telê Santana, que acabou por chamar alguma atenção de fãs de cultura pop japonesa brasileiros por algumas de suas peculiaridades.

No vídeo de quase 2 minutos repleto de referências ao país, com direito a atores dialogando em japonês e com a presença do jogador Raí, artilheiro do clube paulista na época, é possível ver trechos de uma partida de futebol animada com aparente inspiração no anime Captain Tsubasa (Super Campeões como é mais conhecido no Brasil). Confira:

Vale lembrar que mesmo com o título obtido na década de 90 a ligação entre o time e o Japão é ainda mais antiga, uma vez que em Super Campeões o tricolor paulista é referenciado com o nome fictício de Brancos Futebol Clube, primeiro clube que acolhe o aspirante a jogador e protagonista Ozora/Oliver Tsubasa em terras brasileiras enquanto o mesmo constrói sua carreira no esporte sendo treinado por Roberto Hongo.

Durante o período de publicação do mangá, o clube chegou a receber inclusive a visita do próprio mangaká Yoichi Takahashi em sua sede, que teria se inspirado na passagem do jogador nipônico Musashi Mizushima pela instituição, que atuou como meio-campista no São Paulo entre duas metades das décadas de 70 e 80 no clube, para compôr a criação de um dos arcos do personagem mais importante de sua mais conhecida obra.

Em 1992, o mesmo Mizushima criou a J League e ajudou a profissionalizar o futebol no Japão, tornando-se uma das figuras mais celebradas pelo cenário esportivo do país até hoje. Ocasionalmente, a relação entre o time e o mangá é referenciada, sendo uma das mais recentes a utilização do uniforme do São Paulo pelo próprio Tsubasa no jogo mobile Live Powerfull Soccer em 2020.