Sailor Moon R: A Promessa da Rosa estreia na Claro TV+ e Vivo Play com dublagem feita por fãs

Toei Animation / Divulgação

Que o streaming é a “casa dos animes” no Brasil, isso ninguém mais pode negar, e graças a isso, os assinantes estão sempre sendo surpreendidos com alguma novidade, mas por essa ninguém definitivamente esperava. Discretamente, foi disponibilizado nas plataformas Claro TV+ e Vivo Play o longa Sailor Moon R: A Promessa da Rosa, produção das guerreiras da lua lançado nos cinemas do Japão em 1993. O destaque da adição fica por conta de dois detalhes: o filme conta com uma fandublagem antiga; e não, você não leu errado.

E, para piorar, existe uma dublagem perdida, também com envolvimento de fãs, realizada em 2013 para Sailor Moon R: A Promessa da Rosa. Na ocasião, o projeto foi todo bancado por um fã clube com autorização da Toei Animation, que planejava lançar o longa em DVD, mas que acabou desistindo da ideia no meio do caminho, perdendo inclusive os direitos em cima da versão brasileira. O elenco contava com as vozes de Marli Bortoletto, Melissa Garcia, Cristina Rodrigues, Isabel de Sá, Priscilla Concepcion, Úrsula Bezerra, Cassius Romero, Marcia del Monaco e Marcelo Campos; todos dubladores profissionais que já haviam dublado aqueles personagens em algum dos dois elencos que a série clássica havia tido.

Reprodução.

Em Sailor Moon R: A Promessa da Rosa, Fiore, um antigo amigo de Mamoru (Darien), volta a Terra com flores prometidas a ele, mas sua mente manipulável é dominada pela flor maligna Kisenian, que o obriga a espalhar suas sementes pela Terra com o intuito de drenar a energia dos seres humanos. Agora, Sailor Moon e as demais sailor guerreiras precisam acabar com essa ameaça.

Desde que a temporada Sailor Moon S foi disponibilizada em 2022 na Netflix por ser a única temporada do clássico a ter sua dublagem preservada, acompanhada do reboot Crystal apenas legendado, a Toei demonstra não ter interesse em investir em dublagens para Sailor Moon no Brasil. Levando em consideração toda a movimentação que a dita “Geração Z” tem feito nas redes sociais como TikTok e Instagram, dedicando perfis inteiramente a Sailor Moon, parece ser uma oportunidade perdida de tornar a marca maior do que era até mesmo durante sua exibição na TV. Mas é óbvio que há outro detalhe: dublar por dublar, sem critério, também não é um caminho. Atrelar seu anime a piadas de “menina de cabelo rosa com voz rouca do Naruto” também não é uma boa ideia.

Novas informações quanto a essa situação devem surgir nos próximos dias.