Ryukendo: série voltará a ser transmitida na TV Cultura

Takara Tomy / TV Aichi / Divulgação

Em meio ao segundo dia de cobertura da edição de 2025 da CCXP, o apresentador Anderson Abraços anunciou durante a edição que foi ao ar nesta sexta-feira (5) do programa Antimatéria, transmitido pela TV Cultura, que a série de tokusatsu Ryukendo retornará à televisão aberta através da emissora.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, a produção voltará a ir ao ar dessa vez com uma novidade: a de transmissão contendo imagem HD e ocorrerá em alguma data ainda a ser revelada de janeiro de 2026.

Produzida em 2006, sendo a primeira série de tokusatsu patrocinada pela fabricante de brinquedos Takara Tomy, Madan Senki Ryukendo (algo como Crônicas Mágicas Ryukendo) contou com 52 episódios transmitidos no Japão pelo canal TV Aichi, e apresentava ao público a história de Kenji Narukami, um rapaz que ao mudar-se para a pequena cidade de Akebono logo descobre que o local abriga uma concentração de energia misteriosa conhecida como “Ponto de Poder”, que acaba atraindo as criaturas demoníacas do clã Jamanga, que constantemente ameaçam a segurança dos habitantes da localidade enquanto tentam usar de métodos para reunir quantidade o suficiente dessa energia para ressuscitar um ser obscuro conhecido como “Fantasma Verde”, e sob sua liderança, dominar a Terra.

No entanto, uma organização especial chamada S.H.O.T (sigla de Shoot Hell Obscuracy Troopers, algo como Destruir As Tropas Obscuras) foi desenvolvida pelos humanos para combater a horda de seres das trevas liderados pelo vilão Dr. Worm e impedir que a Jamanga alcance seus objetivos destrutivos, e ao testemunhar a coragem demonstrada por Kenji frente a representantes do clã maligno, a espada mágica GekiRyuken o escolhe para se transformar no herói místico Ryukendo, a fim de fortalecer o enfrentamento da humanidade às forças do mal.

No Brasil e na América Latina, a serie foi distribuída pela Televix, e tornou-se conhecida pelo público brasileiro graças à sua exibição pela RedeTV! entre os ano de 2009 a 2012 dentro do antigo bloco TV Kids, ganhando certo destaque por ser até então o primeiro tokusatsu inédito e recente na TV desde a transmissão de Ultraman Tiga no início dos anos 2000 pela TV Record.