Rumiko Takahashi recebe condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras da França

Reprodução.

O governo da França concedeu nesta quinta-feira (6) a condecoração de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras (Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres) à renomada mangaká Rumiko Takahashi, que recebeu a honra na residência do embaixador da França em Tóquio, Japão. A autora publicou a homenagem seu perfil oficial no Twitter. Confira:

A condecoração francesa existe com o objetivo de reconhecer as contribuições significativas para o mundo das artes, da literatura ou da propagação desses campos.

Até o momento, outros japoneses que receberam a honra francesa incluem os criadores de mangá: Akira Toriyama (Dragon Ball); Jiro Taniguchi (My Father’s Almanac); Leiji Matsumoto (Space Battleship Yamato); Katsuhiro Otomo (Akira) e Go Nagai (Mazinger Z). Também foram homenageados o cineasta e ator Takeshi Kitano; o co-fundador do Studio Ghibli, Isao Takahata e o designer de jogos Shigeru Miyamoto.

Desde sua estreia como escritora, em 1978, Rumiko já escreveu diversas obras de sucesso como Inuyasha; Ranma 1/2; Urusei Yatsura; One-Pound Gospel; Maison Ikkoku; Mermaid Saga e Rumic Theatre. Ao longo de sua carreira, muitos de seus trabalhos alcançaram sucesso internacional como, por exemplo, Inuyasha e Ranma 1/2 com seus animes já tendo sido exibidos em território brasileiro.

Inuyasha chegou por aqui através do Cartoon Network, tendo sido exibido posteriormente pela TV Globo de uma forma muito rápida. A série foi retirada do ar devido à censura e a emissora não escolheu outro horário para transmiti-la. O anime, atualmente, pode ser acompanhado pela Netflix e Amazon Prime Video, além de possuir alguns filmes tanto na Amazon quanto na Pluto TV. O mangá é publicado no Brasil pela editora JBC.

Ranma 1/2 também chegou ao Brasil pelo Cartoon Network, onde foi exibido em horários não muito bons no bloco Toonami, posteriormente ele chegou a ser transmitido no bloco Otacraze do canal Play TV, alcançando certo reconhecimento pelo grande público.

Ainda temos Yashahime, continuação direta de Inuyasha que possui exibições na Crunchyroll; HBO Max e Pluto TV. O anime também chegou a ser exibido no bloco Wanime da Warner Channel.