Rick e Morty: um de seus criadores enfrenta acusação de violência doméstica

Adult Swim/ Divulgação

Justin Roiland, um dos criadores da animação de sucesso Rick e Morty, está enfrentando uma grave acusação de violência doméstica segundo informou o Deadline nesta quinta-feira (12). Justin está sendo acusado formalmente de um crime de agressão doméstica com lesão corporal e cárcere privado por ameaça, violência, fraude e/ou engano pelo condado do distrito de Orange.

O crime em questão teria ocorrido em janeiro de 2020, com a reclamação tendo sido realizada em maio do mesmo ano. Se confirmadas as acusações, Justin – que também é o responsável por ser a voz do cientista Rick – poderá pegar até 7 anos de cadeia, além de enfrentar multas pesadas. Contudo, nenhuma data para o julgamento foi marcada ainda, na quinta-feira foi realizada uma audiência onde o réu alegou ser inocente e uma outra reunião está marcada para ocorrer em 27 de abril.

O advogado de Justin, T. Edward Welbourn, está confiante na inocência de seu cliente e espera encerrar o caso o mais rápido possível:

“Para ser claro, não apenas Justin é inocente, mas também temos toda a expectativa de que este assunto esteja prestes a ser encerrado assim que o escritório do promotor distrital concluir sua revisão metódica das evidências. Estamos ansiosos para limpar o nome de Justin e ajudá-lo a seguir em frente o mais rápido possível”. 

Justin também está, desde 2020, submetido a uma ordem que exige que ele fique ao menos 30 metros de distância longe da pessoa que o acusou de agressão. A ordem tem duração de três anos e tem previsão de acabar em outubro deste ano.

Além de Rick e Morty, Justin também é um dos criadores da animação Solar Opposites que está indo para a sua quinta temporada, além de ser a voz do personagem Chad Wagon na série animada Koala Man.

Rick e Morty está disponível no HBO Max com as opções de dublagem e áudio original com legendas em português.