Review: Naheulbeuk’s Dungeon Master – Minha masmorra, Minha vida

Reprodução.

A Dear Villagers e a Artefacts Studio lançaram na última quarta-feira (15) o mais novo título da saga The Dungeon of Naheulbeuk, um emocionante RPG de gerenciamento de masmorras diabólicas: Naheulbeuk’s Dungeon Master.

Nele, o usuário assume a função de um diretor de masmorra, que deve ser administrada com bastante criatividade, ser exímio no manuseio de ferramentas, armas e delegando funções aos Minions, lacaios cheios de personalidade.

Dear Villagers / Artefacts Studio / Divulgaçao

O que inicialmente se apresenta como jogabilidade, instruindo a forma como acionamos os personagens, construímos ambientes e objetos, aprimorando a masmorra sempre mantendo o bom humor do patrão, seja nos modos campain ou sandbox. Em ambos os modos, muita coisa acontece ao mesmo tempo e nas bordas da tela estão as informações e os atalhos que em seu momento são apresentados para exercer uma função inicial, como a instalação de banheiros e onde os lacaios levantarão as paredes e instalarão as peças sanitárias, seguindo essa metodologia para as demais dependências, usando os ângulos de câmera, rotacionando para ter visão do que se oculta atrás das paredes, bem como o zoom in ou zoom out para se apropriar da qualidade gráfica do título, desde os detalhes de perto até a visão ampla, a ponto de pegar aqueles guardas das masmorras rivais saqueando seus recursos, criando o ambiente mais infame possível.

Segundo o CEO do Artefacts Studio, Bruno Chabanel:

 “Todos nós sonhamos em possuir uma masmorra em um momento ou outro, e Naheulbeuk’s Dungeon Master permite que você transforme esse sonho em realidade! E mais, poder construir a Masmorra de Naheulbeuk de acordo com os nossos desejos!

Jogar como um vilão permite que você libere seus desejos covardes de travessuras e caos, e trabalhamos duro para garantir que os jogadores possam realmente deixar sua imaginação correr solta nesta simulação humorística, sádica e boba. Estamos muito entusiasmados para ver que tipo de pandemônio lúdico nossa base de jogadores irá criar!

Já o o criador de The Dungeon of Naheulbeuk, John Lang, disse:

A série The Dungeon of Naheulbeuk sempre colocou seu cenário central em um personagem central, então um jogo onde você cria sua própria masmorra é a combinação perfeita para a franquia!

Por mais que eu tenha gostado de fazer o conteúdo de The Dungeon of Naheulbeuk ao longo dos anos, é uma alegria sentar e ver o que os fãs da franquia criaram, e Naheulbeuk’s Dungeon Master me permite ficar constantemente surpreso e encantado com criações dos jogadores.

O diferencial está justamente na questão emocional ligeiramente caótica simulada no jogo, em meio às falas e atitudes, sem contar a trilha sonora medieval, oferecendo uma motivação a mais para o rpgista já acostumado com os tipos de metas a serem cumpridas nessa modalidade de jogo, além de ser possível fazer em tabuleiros, capaz de proporcionar a oportunidade em construir maquetes semelhantes às estruturas definidas virtualmente.

Dear Villagers / Artefacts Studio / Divulgação

Depois de criar os espaços necessários, a próxima etapa é torná-lo funcional, desde elevar o movimento turístico nas tabernas e trazer até os mais famosos aventureiros se adquirir um acervo de tesouros e relíquias e abonar os corredores por onde eles passarem, correndo o risco de incursões, o que se faz necessário a contratação de guardas e se esses profissionais estiverem bem treinados, chamarão a atenção dos rivais ávidos por batalhas. Com a produção de armas, ferramentas e afins você investe economicamente em sua masmorra. Isso é mais um motivo para manter os ânimos elevados, evitando greves e outros motivos capazes de escorraçar Reivax da maneira mais humilhante possível, jogado para fora da masmorra.

Dear Villagers / Artefacts Studio / Divulgação

Esse jogo utiliza ao máximo toda capacidade das plataformas proporcionando uma riqueza de detalhes e uma imersão tamanha que chega a ser possível associar a arte com a vida em alguns momentos, até mesmo refletir sobre ambiente coletivos, além da interação com os demais personagens e a maneira de desenvolver o entorno contando com a participação de todos, mesmo que de forma rústica e ultrapassada para uma vida real, atemporal e no ponto de vista do título ao nível do cômico, ampliando o sucesso da franquia. 

Naheulbeuk’s Dungeon Master está disponível para PC e GOG.

*As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não remete necessariamente a posição do ANMTV.
Review elaborada a partir de um gameplay realizado em um Notebook equipado com placa NIVIDIA GeForce GT 630M.*