Review de Lifi – Uma Galinha na Selva em DVD

Lifi - Uma Galinha na Selva em DVDAo ver pela primeira vez a capa de Lifi – Uma Galinha na Selva pareceria um certo exagero a citação do site KoreanFilm.org, que diz “um filme verdadeiramente impressionante, está destinado a ser um clássico“, mas não era. A mescla da boa animação e uma história tocante deixa o longa-metragem inesquecível.

A sinopse lembrava um Bambi, da Disney, mesclado com O Patinho Feio, no entanto, a história tem sua própria identidade e construção diferente. Ainda assim, as duas animações compartilham com sucesso a temática de animais lidando com o sentimento de perda.

Na trama, Lifi é uma galinha que vive presa numa gaiola somente para botar ovos, mas nunca pode criar o seu próprio filhote. Um dia ela consegue fugir do galinheiro e descobrir como é a vida livre. É também assim que ela realiza o sonho de ser mãe, quando adota um patinho.

Com plano de fundo de sobrevivência, que encontrou um bom tom de realismo sem ser bruto, Lifi – Uma Galinha na Selva apresenta com perfeição os sentimentos dos personagens, valorizando cada momento da vida. Apesar de focado no público infantojuvenil, nada é preto e branco, com a vilã doninha tendo diferentes escalas de cinza ao longo da história.

Claro que nem tudo são emoções, afinal é um filme comercial. Há seus momentos de aventura e ação, quando os pássaros lutam para sobreviver ou na competição de vôo em que Verdinho (Greenie) participa, o clímax do enredo.

Quanto a parte visual, a animação é simplesmente linda e os cenários foram bem trabalhados. A paleta de cores ficaram um encanto, com tons certos para cada estação e clima, que está alinhada ao desenvolvimento da história. A mudança de traço em momentos de velocidade e lembrança também foi um acerto. O movimento e anatomia dos animais foi respeitado dentro do possível, apesar dos dentes nas aves, um recurso para expressar emoções.

Cabem ainda mais duas considerações, estas somente sobre o DVD nacional lançado pela Europa Kids. O primeiro é que a capa e o menu, que ficou bonito, apresentam um erro ao indicar que há áudio em japonês, quando na verdade é o original coreano.

Faltou um pouquinho mais de cuidado na adaptação em português. Na dublagem mantiveram o nome Greenie, o que deixava um pouco sem sentido para quem não sabe inglês a cena em que o patinho é nomeado por Lifi, enquanto na legenda traduziram para Verdinho.

Concluindo, Lifi – Uma Galinha na Selva é um filme tocante e que é recomendado para toda a família. Vale cada minuto de duração e centavo gasto no DVD.