Resident Evil: diretor fala qual jogo serviu como inspiração para o novo filme

Zach Cregger (A Hora do Mal) é o nome que comandará a mais nova tentativa de adaptação dos jogos de Resident Evil para os cinemas, após uma estável franquia estrelada por Milla Jovovich – mesmo com olhares tortos dos fãs – e um reboot chamado Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City (2021) que não teve uma boa bilheteria e não possui continuações.
Zach já havia comentando, em outras ocasiões, que não colocará personagens conhecidos dos jogos neste filme por ser algo conhecido dos fãs e que deseja trazer algo novo, mas que esteja inserido na mitologia destes títulos da PlayStation.
Em uma entrevista ao canal Double Toasted, ele reafirma que a experiência em assistir ao longa será semelhante aos jogos e que o projeto seguirá o protagonista de um ponto A ao ponto B:
“Tudo o que posso dizer é que é fiel à experiência dos jogos. Segue um protagonista do ponto A ao ponto B, enquanto ele desce cada vez mais fundo no inferno. Eu sinto que sei como esse ritmo pode funcionar, e ele é inerentemente cinematográfico“.
Ele se considera um fã desta série, mas apenas dos jogos – ele nunca assistiu aos filmes anteriormente desenvolvidos. Diante disso, ele fala que os fãs destes longas podem estranhar este novo projeto e ainda comentou que o tom de Resident Evil 4 é o que mais se assemelha a esta produção.
“Sou fã da franquia, mas nunca vi nenhum dos filmes. Imagino que, se há pessoas que são apenas fãs das adaptações, talvez não estejam preparadas para o que vou fazer. Mas acho que os fãs dos jogos vão ficar empolgados. Provavelmente vive mais no mundo do Resident Evil 2 e 3, mas eu diria que adere mais ao tom de Resident Evil 4“.
Ele ainda explica que o próprio jogo possui liberdades criativas e que o mesmo não se passa totalmente em Raccoon City, explorando outras regiões. Então, ele não acredita que esteja fazendo mais do que os desenvolvedores do game.
“A franquia é incrivelmente maleável. Os jogos vão de Raccoon City a vilarejos na Espanha rural. Eu não acho que esteja tomando mais liberdades do que os próprios jogos já tomam. Assim que terminei Weapons, talvez até antes de terminar, já estava desenhando cada quadro de Resident Evil. Fiz o storyboard inteiro antes mesmo da pré-produção oficial“.
Ainda assim, esta nova produção promete ser a mais próxima destes games – narrativamente e atmosfericamente falando. Além dos filmes para os cinemas, Resident Evil também possui alguns longas animados e uma série – cancelada após uma temporada pela Netflix.
Resident Evil estreia dia 18 de setembro de 2026 nos cinemas.
Notícias relacionadas
Resident Evil: diretor mostra empolgação em comandar o novo filme
Estreia em 2026 nos cinemas
Resident Evil Survival Unit: novo jogo para celulares ganha trailer cinematográfico
Lançamento acontece ainda este ano

