Relatório aponta aumento de falências e fechamentos entre estúdios de anime no Japão em 2025

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A empresa de pesquisa financeira Teikoku Databank divulgou em 5 de novembro um relatório que indica que oito estúdios de produção de anime deixaram o mercado entre janeiro e setembro de 2025, seja por falência ou encerramento das atividades.

Segundo o levantamento, duas empresas declararam falência com dívidas superiores a 10 milhões de ienes, o equivalente a cerca de US$ 65 mil, enquanto seis encerraram suas operações. O número total de encerramentos deve aumentar pelo terceiro ano consecutivo, podendo atingir um nível próximo ao recorde de 16 casos registrados em 2018.

O relatório aponta que o problema afeta tanto estúdios subcontratados quanto aqueles que atuam como contratantes principais, responsáveis por conduzir a produção completa de um anime. Cerca de metade das empresas que deixaram o mercado nos últimos cinco anos pertenciam a essa categoria.

Entre os casos recentes está o estúdio EKACHI EPILKA, conhecido por títulos como Demon Lord, Retry! (Maou-sama, Retry!) e Crossing Time (Fumikiri Jikan), que declarou falência em julho de 2025. A 5 Inc., especializada em trabalhos de 3DCGI, e a Cloud Hearts, que produziu animes como The Iceblade Sorcerer Shall Rule the World (Hyouken no Majutsushi ga Sekai o Suberu) e Whisper Me a Love Song (Sasayaku You ni Koi o Utau), também encerraram atividades em 2024.

A Teikoku Databank destaca que o aumento repentino de pedidos de produção após a pandemia e a desvalorização do iene, que elevou os custos de terceirização no exterior, reduziram a lucratividade das empresas. Muitas produtoras enfrentam uma situação de alta demanda, mas com margens de lucro cada vez menores, devido ao aumento dos custos de produção e de mão de obra. O impacto é mais forte entre pequenas e médias companhias que não possuem receitas estáveis com propriedade intelectual.

De acordo com o relatório, cerca de 60% das produtoras que atuam como contratantes principais registraram queda de desempenho no ano fiscal de 2024. A escassez de mão de obra e atrasos em cronogramas também têm afetado o setor, com várias séries adiadas para 2026, incluindo The Warrior Princess and the Barbaric King (Himekishi wa Barbaroi no Yome), Witch Hat Atelier (Tongari Boushi no Atelier) e Go for It, Nakamura! (Ganbare! Nakamura-kun!!).

Apesar das dificuldades, o mercado global de anime continua em expansão. Dados da Associação de Animações Japonesas (AJA), divulgados em 30 de outubro, mostram que o setor alcançou um valor recorde de 3,84 trilhões de ienes em 2024, o equivalente a cerca de US$ 25,1 bilhões, com crescimento de 14,8% em relação ao ano anterior. O mercado internacional, responsável por 2,17 trilhões de ienes, registrou alta de 26% e superou o doméstico pelo terceiro ano consecutivo.

As receitas do setor de produção aumentaram 9,1%, chegando a 466,2 bilhões de ienes, o maior valor já registrado. Segundo Masahiro Hasegawa, editor-chefe do Anime Industry Report 2025, parte desses ganhos ainda não é refletida integralmente nas produtoras devido ao intervalo de tempo entre a distribuição e o retorno financeiro de algumas fontes, como o streaming internacional.

A Teikoku Databank conclui que medidas estruturais são necessárias para garantir o crescimento sustentável da indústria de anime, incluindo a criação de condições mais justas de negociação e o investimento na formação de profissionais.