Projeto de lei para reduzir impostos dos games é arquivado

O projeto de Lei 300 de 2007, que estava em pauta há anos na Câmara dos Deputados, foi finalmente arquivado na última segunda-feira (31). Nele, era estabelecido que os videogames também fossem incluídos na Lei de Informática (2001) que, entre outros benefícios, propõe incentivo fiscal, ou basicamente redução de impostos, em componentes eletrônicos. As informações são do site UOL Jogos.

O arquivamento se deu principalmente pela renúncia do então autor do projeto, o Ex-deputado Carlito Merss, hoje prefeito de Joinville, em Santa Catarina. Além disso, nenhum outro deputado demonstrou interesse em dar continuidade ao projeto, nem mesmo houve muito apelo da população, que por conseqüência nunca chegou à votação em plenário.

Por não estar mais no cargo, outro parlamentar pode voltar a trabalhar nesse projeto, mas são poucas as chances dele ser desarquivado e outro político dar continuidade. Em 180 dias, a partir do anúncio do último dia 31/01, será arquivada uma lei que facilitaria e muito a difusão dos consoles no país, e também uma possível redução no preço dos jogos.

Hoje no Brasil, a alta taxa de impostos eleva o preço dos consoles em mais de 270%, e esse valor tributário poderia ser reduzido, como ocorreu no passado com os computadores, já que a Lei de Informática abrange redução de preço das peças de hardware, software, dentre outros. O exemplo clássico é o do PlayStation 3, que nos Estados Unidos custa 299 dólares, enquanto aqui ele é vendido por absurdos 2 mil reais.

30 respostas para “Projeto de lei para reduzir impostos dos games é arquivado”

  1. Fabio_gatts disse:

    Eu já sabia!!!
    Lamentavel…

  2. W.Ops disse:

    Não podemos desanimar pois o jogo justo ta ai

  3. Red9ro disse:

    Peraí, e o Jogo Justo? Como sse nome não é nem citado numa notícia assim?
    Boiei.

  4. Felipe disse:

    Jogo justo ta vivo ainda gente, não desanima não.

  5. […] This post was mentioned on Twitter by Daniel Martins, Gustavo Almeida. Gustavo Almeida said: Sábado passado foi o dia do tal Jogo "Justo". Hoje, vejam só no que deu: http://bit.ly/fGtZ04 […]

  6. Yoshi disse:

    Eu acredito o deputado federal Busato apoia o Jogo Justo e pode dar continualidade no projeto que pode desarquivado e aprovada.

  7. Esse meu Brasil !
    Adolescentes de 16 anos podem votar, ter filhos, roubar e matar, mas não pode ser presos e nem condenados pelas leis! Fica uns meses numa casa de repcuperação e depois e solto para voltar a destruir nossa sociedade!
    Se fose uma lei para almentar a salario deles ja teria sido aprovada um mil vez todo ano! Sabe de quem é a culpa? É nossa, temos que escolher melhor nosso líderes! E começar a presionar o governo para mudar as leis, para que elas sirvam a nosso favor e não dos bandidos das ruas e do gonverno!

  8. zoodik disse:

    esses cara q diz serem deputados e senadores ñ tão nem ai pro povo eles só fazem oq e do próprio interesse por exemplo aumentar o próprio salário pra R$ 26.000 antes só um juiz do STF ganhava isso mais eles mereciam pois eles tinham muito estudo pra chegar a ganhar isso tudo. Agora um monte de deputados e senadores burros que só sabem ler e escrever ganhar isso e o fim dos tempos o objetivo deles ñ e abaixar impostos e sim aumentar mais ainda esse filhos da put… queria q caia uma bomba atômica em Brasilia e mate-sem essa cambada de filho de um égua tudo safado e ladrão pra min pode tudo ir pro inferno conversar como diabo

  9. zoodik disse:

    quando esse deputados e senadores morrem vai acontecer isso com eles

    A MORTE DO SENADOR

    Logo que morre, um famoso senador brasileiro chega ao paraíso e é recepcionado por São Pedro que estranha o fato e lhe diz:

    — Bem, como raramente vemos parlamentares por aqui, não sabemos bem o que fazer com você.

    — Não vejo problema, é só me deixar entrar — diz o antigo senador.

    — Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

    Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

    A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe onde seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado, todos muito felizes e em traje social o cumprimentam calorosamente.

    Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar falando sobre os bons tempos em que ficaram ricos a custa do povo.

    Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas. No final do dia, nosso nobre parlamentar sobe para conhecer o Paraíso.

    Depois de passar 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando, São Pedro retorna:

    — E então, qual lugar você escolheu para sua morada eterna?

    Depois de pensar por alguns segundos, o político responde, decidido:

    — Olha, o Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.

    São Pedro então o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.

    A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.

    Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.

    O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.

    — Não estou entendendo… — gagueja o senador — Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados !

    Diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:

    — Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto…

  10. Antonio Carlos disse:

    mto bom … claro que eles vao reduzir po pra um pais q tem recordes e recordes de arrecadacao e ainda ta uma droga com certeza vai reduzi os impostos o dia QUE O POVO CRIA VERGONHA NA CARA E VOTA DIREITO ai sim vamo te um pais q preste sem impostos altos …

  11. Alisson disse:

    Pirataria é pra isso.
    Pra gente pobre gastar 600 reais em sair do país pra comprar um original ou gastar 300 reais em um original aqui mesmo.

    Depois eles dizem que a culpa é nossa, aqueles FDPS. _|_

  12. Leonardo disse:

    pow a gente eh q se lasca com isso por isso q td mundo compra jogo pirata e sony ainda fika com a frescura de q naum pode desbloquear o PS3, nem otakus, nem q quem joga videogame nunca tem vez nesse país velho caramba.

  13. luiz felipe disse:

    É por isso que a Pirataria esta cada vez maior

  14. Gabriel Arruda disse:

    Esses safados da câmara são uns merdas tenho certeza que se fosse algum projeto pra aumentar a merda dos salários deles eles aprovavam na hora sem falar que esses crápulas devem ganhar alguma coisa com a pirataria que come o emprego formal não seria muito impactante se descobrissem que eles são financiados por quadrilhas que lucram com a pirataria e os jogaram no congresso pra defenderem os interesses dos reis do crime

  15. Fluffy disse:

    Mas já era de se esperar. Afinal, os impostos vão pra conta deles. E vc que fale algo, vão dizer que os impostos vão pra saúde, educação, segurança pública… Ah e detalhe: vc não vê, mas eles dizem q vão.
    Agora, aumentar o salário, tá fácil. Bando de FDM.
    Se não me engano, teve um Top 5 no CQC que um deputado falow q a vida de um deputado é muito cara. Ah, pq tem q pagar as contas, os assessores, pq somos chamados pra ser padrinhos de casamento (pasmem!) e talz. Absurdo. E isso só acontece pq o povo deixa ¬¬ (se fosse em certos países, dava pau na hora).
    Mas enfim, play 3 ainda é muito caro no Brasil. E quanto a pirataria, bem, um jogo de play 3 pra baixar na net é muito grande de tamanho, só se copiassem do original e vendessem a preço de banana *o*

  16. Toikak disse:

    Tenho tanto orgulho do meu país, que quando eu sair daqui nunca mais vou voltar…

  17. Uma vergonha!

    Depois de todo o esforço do pessoal do Jogo Justo… Um desrespeito dos parlamentares. Aliás, mais um…

    ^^v

  18. Fernando / Kaeda disse:

    Uma coisa no mínimo curiosa, se os consoles de hoje conseguem acessar a internet, como que nao podem ser cnsiderados computadores, completamente ridiculo isso… não é a toa que estamos em um país de 3º mundo…. =/

  19. Cloud disse:

    Agora só nos resta torcer para que o projeto jogo justo de reduzir os impostos dos jogos em 15% dê certo, apesar que isso só dificulta a questão. Se não, só nos resta piratear ou comprar via steam, onde os preços são mais reduzidos.

  20. Lucas Davi disse:

    novidade…
    nahora de aumentar o salario deles, é na hora, mas que se dane o povo tenho ate vergonha desse país. na hora de reclamar sobre pirataria estao prontos, mas na hora de diminuir o preco ai é outra coisa.

  21. Diego disse:

    Precisamos fazer um abaixo assinado pessoal naum podemos so reclamar temos que agir e acabar com esses deputados FDP :@ vcamos agir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.