Power Rangers: antigo roteirista diz que escalação estereotipada passou despercebida

Hasbro / Divulgação

Mighty Morphin Power Rangers foi uma grande revelação dos anos 1990, causando um enorme sucesso entre o público infantil, porém, uma coisa chamava a atenção: a escalação de um ator negro para ser o Ranger Preto e de uma atriz asiática como a Ranger Amarela.

Durante o último episódio exibido da série Hollywood Demons, do canal Investigação Discovery, o foco foi na série infantil da FOX. Intitulado Dark Side of Power Rangers, o antigo roteirista do programa – Tony Oliver – comentou sobre a situação. (via: Entertainment Weekly).

Ele diz que, na época, ninguém da sala de roteiro havia percebido o equívoco e ninguém pensou em estereótipos. Por isso, ela havia sido renovada para duas temporadas. Ele diz que um assistente lhe apontou a situação e o mesmo admite que isso foi um erro.

Nenhum de nós está pensando em estereótipos. Meu assistente, que apontou isso em uma reunião um dia. Foi um erro“.

Mesmo que as mentes que comandavam o programa não tivessem percebido as escolhas, o seu elenco tinha noção da situação. Em uma das imagens exibidas na série documentário, Walter Jones – o Zack – fala sobre isso de forma irônica.

Meu nome é Walter Jones, eu interpreto Zack. Eu sou negro e interpreto o Ranger Negro — vai entender“.

Em 2013, um dos criadores da franquia – Shuki Levy – já havia falado sobre a situação. Assim como o roteirista, ele diz que a situação não foi realizada de propósito e atribuiu isso ao fato dele e de seu sócio Haim Saban não terem crescido nos Estados Unidos.

Não foi intencional de forma alguma. Naquela época, Haim e eu éramos novos neste país. Não crescemos no mesmo ambiente que existe na América em relação à cor da pele. Crescemos em Israel, onde ser uma pessoa negra é como ser de qualquer tipo de cor. Não é algo sobre o qual falamos o tempo todo. Não era um grande problema“.

De toda forma, mesmo com esta escolha equivocada de elenco indo ao ar, a série tornou-se um grande sucesso, com várias temporadas, alguns filmes e especiais para a TV. Além da venda de brinquedos, jogos e acessórios. Inclusive, uma nova série está sendo desenvolvida pela Hasbro, nova detentora dos direitos, e deverá ser exibida no Disney+.

Hollywood Demons está disponível na Max, sob o titulo de O Lado Sombrio de Hollywood. Mighty Morphin Power Rangers pode ser conferido na Netflix e no canal oficial da franquia no YouTube.