Fala galera, tudo certo com vocês? Fazia uns meses que não tínhamos artigos meus aqui no ANMTV, mas agora estamos retornado com tudo. Quem convive e vê anime diariamente, percebemos detalhes interessantes e curiosos que basicamente só os animes nos proporcionam. E um desses detalhes que é bastante pertinente são os idosos/velhos nos animes, que em grande parte, ou em quase 100% das vezes são muito poderosos, deixando muitas vezes suas habilidades muito acima de vários personagens. E é justamente é o que debateremos neste artigo, sobre os motivos dos mais velhos no mundo da animação japonesa serem tão poderosos e tão overpower nestas obras.
A palavra idoso, segundo o dicionário, diz respeito a uma pessoa que vivenciou e tem muitos anos de vida ou como diz o jargão popular, o famoso velho. Mas somente somente nesta concepção da palavra podemos abstrair pequenos detalhes que colaboram com o título deste artigo. Quando se cita “vivência de muitos anos“. logo associamos com experiência, algo acumulado por muito tempo, e que isso agrega grande conhecimento de décadas, perante a alguém jovem que por poucas experiências passou. Conhecimento é uma ferramenta de grande poder. Guarde estas palavras.
Ao mesmo tempo, quando nos referimos a idosos em animações ocidentais, logo vemos que grande parte, quase todos eles, são retratados de maneira caduca, impotente e sem condições de agregar nada por assim dizer. E isso é algo a se pensar. Apesar de os desenhos ocidentais retratarem mais a “verdade” de como os idosos estão, seja na questão da fragilidade ou que não possuem muitas funções perante a várias situações que demandam mais força, mas isso não significa que são inúteis. Muito pelo contrário. A vida é uma grande gama de experiências adquiridas, e que todos aqueles que são agregados a esta vivência, possuem conhecimento o suficiente para se sobressaírem sobre muitos jovens, que ignoram essa ferramenta muito importante, que é o poder do saber.
E é justamente isso que os animes retratam com grande maestria o papel dos idosos naquele contexto, apesar de grande parte deles, mais ficcional. Vemos grandes exemplos como Yamamoto (Bleach), que com seu conhecimento e poder de luta adquirido por séculos, está ou estava na posição mais alta da Sociedade das Almas. Temos também Isaac Netero, que é considerado o maior caçador de todos os temos no anime e mangá de Hunter x Hunter. Jiraiya e Hiruzen Sarutobi (Naruto), Barba Branca (One Piece), Mestre Kame (Dragon Ball), Gran Torino (Boku No Hero Academia), enfim. Os exemplos são grandes de personagens idosos que são tão incríveis que não deixam nada a dever ou temer para um jovem.
Mas a pergunta título desta matéria tem a ver com uma questão cultural não somente japonesa mas também oriental como um todo. A velhice é sinônimo de grande sabedoria e principalmente de respeito. O fenômeno envelhecer é natural e inerente a toda espécie e tem sido preocupação da chamada civilização contemporânea. Os idosos são tratados com respeito e atenção pela vasta experiência acumulada em seus anos de vida (lembra do início desse artigo sobre o conhecimento é poder?).
Os familiares mais jovens dos idosos, declaram com orgulho os sacrifícios realizados por ele em benefício da família, como a iniciação ao trabalho muito cedo com pouca instrução para o sustento e estudo dos filhos, demonstrando felicidade e grande alegria, pela presença do mais velho. A cultura dessas sociedades tem como tradição cuidar bem, glorificar e reverenciar seus idosos, resultado de uma educação milenar de dignidade e respeito. Os japoneses consultam seus anciãos/idosos antes de qualquer grande decisão, por considerarem seus conselhos sábios e experientes. E isso não é o que acontece, nos casos que descrevi acima dos animes, da relação mestre e discípulo? Ou ainda de idoso para jovem?
A cultura ocidental precisa apresentar muita evolução na questão do real tratamento do idoso. A questão dos desenhos ocidentais retratam uma espécie de “realidade”, contudo a inutilidade dos idosos não é algo real. É mentira. Nos animes, apesar de ser algo fantasioso, em grande parte deles, tratam idoso com muito mais respeito, de maneira clara, objetiva, concisa de principalmente, como citei anteriormente, de grande veneração e respeito por eles. Os animes nos ensinam muito mais do que apenas ser forte em momentos difíceis, mas também grandes valores sobre a vida e cabe a todos nós, absorver isso para ser aplicada as nossas realidades.
Notícias relacionadas
Não há notícias relacionadas.