PlayStation 4 segue como o videogame mais popular no Brasil

Sony Interactive Entertainment / Divulgação

Em levantamento anual feito pela Pesquisa Game Brasil, foi constatado que mesmo passado alguns anos desde seu lançamento o Playstation 4 da Sony segue como o videogame mais popular entre os brasileiros, mantendo uma liderança que já dura desde 2019, quando ultrapassou o console Xbox 360 da concorrente Microsoft, que mesmo perdendo força ainda mantém a “medalha de prata” na preferência do público.

O estudo foi desenvolvido pelo SX Group e pela Go Gamers em parceria com as agências ESPM e Blend New Research, e para sua realização foram entrevistadas 14.825 pessoas do Distrito Federal e dos demais 26 estados do Brasil durante o mês de janeiro de 2023.

De acordo com as informações obtidas pela análise, 36,3% dos brasileiros possuem o 4º aparelho da família Playstation em suas residências, enquanto o vice-líder Xbox 360 alcança 25,1% dos lares de consumidores. Em comparação com os dados apurados em 2022, o Playstation 4 abriu um crescimento de 2,2 pontos percentuais contra 0,8 do segundo colocado. Confira o infográfico:

Na terceira posição da tabela, está o Playstation 5, registrando 18%. O atual representante da Sony no universo dos jogos eletrônicos obteve um aumento de 3,2 pontos em relação ao ano passado, desempenho este que já é suficiente inclusive para assumir o lugar antes ocupado pelo Playstation 2, que agora encontra-se em posse de apenas 15,8% dos jogadores, tendo caído 2.2 pontos em relação às estatísticas anteriores da pesquisa.

Já sobre os números referentes às plataformas atuais da Microsoft, Xbox Series S e X pontuaram respectivamente 7,1% e 6,7% apresentando um modesto crescimento de 1,4 e 1,5 pontos em comparação com os índices obtidos no ano anterior.

Ainda referente a outras informações obtidas pela mesma pesquisa, foi constatado que 70,1% dos entrevistados tem jogar videogame como seu hábito favorito, embora apenas cerca de 46,6% se identifiquem com a chamada “cultura gamer“. Pela primeira vez desde 2016 houve uma redução na quantidade de mulheres que jogam, que agora representam 46,2%, enquanto homens correspondem a 53,8%. O consumo de jogos digitais via smartphone aparece como a opção favorita entre os participantes com índices de 82,4% em comparação com as opções computador e console, mantendo-se no topo desde 2020.