Paramount e Skydance recebem aprovação para fusão em agosto

Reprodução.

A Paramount e a Skydance confirmaram nesta sexta-feira (25) que sua fusão será finalmente concluída em 7 de agosto. A data havia sido mencionada nos últimos dias por fontes familiarizadas com a transação, mas somente agora oficializada em comunicado à imprensa (via Deadline).

A transação está avaliada em mais de US$ 8 bilhões e recebeu aprovação da FCC na quinta-feira (24), encerrando efetivamente uma saga corporativa de um ano. Com esse último obstáculo superado, restam apenas os detalhes administrativos e a papelada para que a fusão possa entrar em vigor.

Os co-CEOs da Paramount Global disseram aos funcionários que esperam que o processo seja concluído até 7 de agosto, elogiando os esforços durante o árduo processo de fechamento do acordo.

Em um memorando, os co-CEOs George Cheeks, Chris McCarthy e Brian Robbins escreveram que, apesar de toda a turbulência: “A Paramount 
fez grandes progressos, nenhum maior do que no ano passado. Nós realmente temos um impulso como empresa, e isso é uma prova de vocês, nossas equipes talentosas, com sua incrível capacidade de produzir séries de sucesso e filmes de sucesso, e todas as peças cruciais que fazem essas coisas acontecerem nos bastidores, desde a BALA, finanças, RH, comunicações, marketing, tecnologia, distribuição, parcerias, vendas, produtos de consumo, relações governamentais e muito mais, mesmo em um cenário em rápida evolução
.”

O trio reconheceu que os funcionários provavelmente terão dúvidas e prometeu fornecer atualizações em tempo hábil. O trio, promovido ao cargo de CEO após a demissão de Bob Bakish na primavera de 2024, considerou “uma grande honra” ter liderado a empresa. Cheeks permanecerá na nova empresa, enquanto McCarthy e Robbins sairão.

O acordo teve que superar inúmeros obstáculos para se concretizar. Não são necessárias votações de acionistas ou outras aprovações. Com a aprovação da FCC, a transação remodelará o cenário da mídia e tornará David Ellison, presidente e CEO da empresa resultante da fusão, um dos principais nomes de Hollywood.

Em um comunicado, Brendan Carr, presidente da FCC disse:

“Os americanos não confiam mais nos meios de comunicação nacionais tradicionais para reportar de forma completa, precisa e justa. É hora de uma mudança. É por isso que saúdo o compromisso da Skydance em fazer mudanças significativas na outrora famosa rede de televisão CBS. Em particular, a Skydance assumiu um compromisso por escrito para garantir que a programação da nova empresa reflita a diversidade de pontos de vista de todo o espectro político e ideológico. A Skydance também tomará medidas para erradicar os preconceitos que minaram a confiança na mídia nacional. Se cumpridos, esses compromissos permitiriam à CBS operar no interesse do público e se concentrar em uma cobertura justa, imparcial e baseada em fatos. Isso iniciaria o processo de reconquista da confiança do povo americano. A decisão de hoje também marca outro passo nos esforços da FCC para eliminar formas discriminatórias de DEI.”

Juntamente com a data, as empresas anunciaram que a nova empresa será listada na Nasdaq sob o símbolo PSKY. A Paramount era negociada anteriormente sob o símbolo PARA. As empresas também anunciaram vários prazos para que os acionistas registrados da Paramount e outros acionistas da Paramount selecionem a forma de pagamento que desejam receber por suas ações.

Depois de todo o drama, o negócio está fechado. Os ativos da Paramount Global — desde a histórica Paramount Pictures e seu estúdio na Melrose Avenue até a rede CBS, 28 emissoras de televisão, estúdios de TV, o serviço de streaming Paramount+ e canais de TV a cabo como Nickelodeon, MTV, VH1, Comedy Central — estão agora prontos para se fundir formalmente com a Skydance.