Para Guillermo del Toro, animação é uma arte madura

Reprodução.

Reprodução.

Ao longo de coletiva realizada no Festival de Annecy, na França, o cineasta mexicano Guillermo del Toro falou a respeito de sua série animada, Trollhunters (Caçadores de Trolls) e do conceito de animação, via THR.

O diretor iniciou a conversa destacando que Trollhunters — que fará estreia em dezembro na Netflix —, foi criada tendo como base uma trilogia de filmes, como modo de sempre pensar à frente quanto a trama, abrindo possibilidades para exploração de novas aventuras neste universo, inspirado em alguns momentos em filmes anteriores dele.

Para tornar o projeto ainda mais atraente, del Toro destacou que foi preciso otimizar todos os animadores para conseguir o máximo de desempenho criativo, e que tal dificuldade nem é questionável, uma vez que apenas se entende animação como gênero, em outras palavras, que animação é apenas destinada a crianças; “o problema é que nos Estados Unidos eles acreditam que animação é unicamente para crianças, quando na verdade se trata de uma arte adulta“. 

Finaliza dizendo que animação é mais que um simples gênero, mas sim trata-se de um meio, sendo uma das maneiras mais belas e repletas de sensibilidade que permite a criação de histórias maravilhosas.